Lançado o edital de apoio a Curricularização da Extensão da UnirG

12 de Abril de 2022

A Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil (Proecae) e a Pró-reitoria de Graduação (Pgrad) da Universidade de Gurupi – UnirG lançaram o 1º Edital de Apoio a Curricularização da Extensão. O objetivo é apoiar financeiramente projetos universitários que se enquadrem no conceito de integração entre graduação e extensão.

A Extensão é entendida como o processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade, mediado por alunos de graduação orientados por um ou mais professores, dentro do princípio constitucional da indissociabilidade com o Ensino e a Pesquisa.

Os projetos devem ser coordenados por docentes e pesquisadores da UnirG. O prazo para envio das propostas começa em 18 de abril e segue até 20 de maio. O documento deve ser enviado para o e-mail proecae@unirg.edu.br e ser classificado de acordo com as seguintes áreas temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, e Trabalho.

O apoio a execução do programa ou projeto proposto será efetuado mediante a concessão de até quatro horas/semanais para o coordenador. Os professores e acadêmicos desenvolverão suas atividades dentro das disciplinas relacionadas e indicadas nas ações de extensão.

O valor máximo a ser financiado por projeto é de R$ 3.000, quando a proposta envolver um único curso, e até R$ 10.000 em materiais de consumo e permanente adquiridos pela Instituição para propostas que serão desenvolvidas por mais de um curso da UnirG.

“Em atendimento ao Plano Nacional de Educação e o Regulamento de Extensão curricularizada da UnirG, o primeiro edital de apoio a curricularização da extensão vem como a proposta de regularização dos projetos de extensão dos cursos da Instituição, que são vinculados as disciplinas pertencentes as novas matrizes construídas e em construção pelos cursos de graduação”, explica a professora Me. Miréia Aparecida Bezerra, Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil.

Ainda de acordo com ela, a universidade é um importante espaço de produção e disseminação de conhecimentos e a Extensão Universitária. “É a ação da universidade junto à comunidade que compartilha com o público externo o conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa, desenvolvidos na instituição interagindo e transformando a realidade social”, finaliza.

O resultado preliminar está previsto para 20 de junho. Acesse o edital clicando aqui