Pesquisadores visitam aldeia na ilha do Bananal em busca de conhecimento sobre educação indígena

11 de Abril de 2022

A equipe do Projeto de Pesquisa (Multi) “Letramentos: Contribuições para o Ensino” está hoje, 11, e amanhã, 12, em visita de campo na Aldeia Canoanã, povo Javaé, localizada na Ilha do Bananal. O objetivo da visita é de coletar informações detalhadas da realidade local dos indígenas e conhecer a Escola de Educação Básica Thainá.

A pesquisa é realizada por meio de um trabalho interinstitucional entre a Universidade de Gurupi - UnirG, a Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT e o Instituto Federal do Tocantins – IFTO.

A equipe é coordenada pela professora da UnirG, Drª Marcilene de Assis Alves Araujo, e tem como professoras pesquisadoras a Me. Edna Maria Cruz Pinho, Me. Sofia Mara de Souza e a doutoranda Solange Cavalcante Matos, além da participação dos acadêmicos da UnirG dos cursos de Direito, Robson de Aquino Sampaio, de Pedagogia, Keyliane dos Anjos Leitão e de Letras, Luiz Fernando Macedo de Araújo.

Conforme Luiz Fernando, o projeto tem a função de ampliar o conhecimento sobre metodologias específicas de aprendizagem, considerando as necessidades do povo Javaé.

“A visita na aldeia nos propicia conhecer a educação escolar indígena, colaborando para a evolução do meu processo educacional e acadêmico para o desenvolvimento do meu Trabalho de Conclusão de Curso. Nos aproximar dos saberes tradicionais do povo Javaé é uma forma de reconhecer a importância dos conhecimentos não escolares. A busca pela valorização da cultura indígena tem uma grande valia, como forma de ampliar nosso aprendizado sobre a cultura, linguagem e práticas pedagógicas, no âmbito da escola”, falou.

“Nossa intenção é desenvolver um programa de Formação Continuada para o povo indígena Javaé da Ilha do Bananal, caracterizando-o como um curso de formação para o magistério indígena, cujo investimento está na concepção do professor elaborador de material didático, o que implica, necessariamente, no desenvolvimento da capacidade de atuar como pesquisador em diferentes áreas de investigação”, disse Marcilene.

Nessa viagem a equipe ainda tem a colaboração dos acadêmicos: Daniela Pinheiro Lisboa Brenda Ferreira Lima, graduandos da disciplina Educação indígena do curso de Pedagogia e Marcos Paulo Gonçalves Cerutti, de Letras, que também pesquisam nessa área temática, sob orientação da Drª Marcilene Araujo.

“Os acadêmicos receberam todas as instruções sobre a coleta de dados e a visita promete obter informações riquíssimas. O diretor da escola recebeu toda a equipe para momentos de interação sobre a consolidação das escolas indígenas, promotoras de uma educação escolar indígena, transdisciplinar, com professores qualificados, com uma formação que atenda às demandas de educação básica em suas comunidades, além de contribuir com a produção de material didático para uso nas escolas”, finalizou Araujo.

Redação: Giselli Raffi

Fotos: arquivo pessoal do curso