Depois de 02 anos, alunos da UMG retornam as atividades presenciais

06 de Abril de 2022

Saudade, emoção e animação marcaram a aula inaugural da Universidade da Maturidade de Gurupi - UMG. Desde o início da pandemia, as atividades estavam ocorrendo a distância e hoje, 06, os alunos da melhor idade deram início a primeira aula do semestre. O encontro ocorreu na sala do Proafe e contou com a participação de 25 matriculados.

A aula inaugural contou com a presença da reitora, Drª Sara Falcão, da Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil - Proecae, Ma. Miréia A. Bezerra, da coordenadora da UMG, Ceila Milhomem, Socorro Barros, representando o Secretário do Idoso, Valdecí Junior, além de professores e acadêmicos estagiários da Universidade da Maturidade.

A reitora cumprimentou a todos, dando as boas-vindas. “É um momento emocionantes, depois de tanto tempo retornarmos as aulas presenciais. Graças a Deus depois de um período difícil com a pandemia, estamos todos aqui para celebrar este momento de superação”, disse Sara Falcão.

“A terceira idade é um público crescente em todo país e no Tocantins temos mais de 10% da população nessa faixa etária. A Universidade da Maturidade vem agregar aos nossos projetos, com todas as atividades que a UnirG oferece, além de colaborar com a melhoria da qualidade de vida, saúde mental e física dessas pessoas”, disse a pró-reitora.

Emocionada, a aluna da UMG, Antônia Lustosa, aposentada, 70 anos, relatou sobre a expectativa que estava com o retonro das atividades. "Eu estava ansiosa para essa volta às aulas presenciais, a UMG mudou minha vida compeltamente, me sinto  mais segura, consigo falar em público e conciver com essas pessoas me engrandece e faz um muito bem. Estou muito feliz com esse recomeço", disse.

Na oportunidade, foi promovida uma palestra com o tema “Envelheci, e agora?”, ministrada pela Secretária Municipal  de Cultura e Turismo, Mestre em Educação, Amanda Pereira Costa.

“A população está envelhecendo e as pessoas ainda não sabem lidar com essa fase buscando ter mais qualidade de vida, aproveitando os espaços e cobrando seus direitos. Em Gurupi, precisamos mudar em muitos aspectos e para isso é necessário autoconhecimento, sabendo que essa é apenas uma fase da vida que pode ser melhor aproveitada. A cidade tem muito a crescer e desenvolver atividades direcionadas a esse público”, relatou Amanda.

Os interessados em participar ainda podem se inscrever, basta ter idade igual ou superior a 60 anos. munidos da documentação: cópias do RG, CPF e Comprovante de Residencia.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sala da UMG, localizada no Centro de Vida Saudável, em frente ao Sesc.

Cronograma das aulas

Neste semestre, os idosos irão ter dois módulos de disciplinas: “Lazer e Ludicidade” ministrada pela professora de Educação Física, Me. Eliana Zellmer e “Geriatria”, ministrada pelo professor Erivan do curso de Enfermagem.

O projeto foi criado em 2016 pela UnirG, com parceria do poder público municipal, e trabalha diretamente com os idosos do município de Gurupi. O objetivo principal é promover a integração e a convivência social dos alunos.

Segundo a professora Zellmer, durante esse período das atividades presenciais suspensas, os acadêmicos e professores levaram as atividades nas casas dos idosos. "Estar aqui reunida com esse gurpo é muito prazeroso. Essa é uma turma muito especial para a UnirG ea cada semestre nossos acadêmicos saem ainda mais motivados em dividir esse tempo com os alunos. É importante trabalhar a atividade de lazer com os idosos por meio de atividades prazerosos que é extremamete importante para o convício social dessa faixa etária deles".

Redação: Giselli Raffi