Revalidação de diplomas: gestores da UnirG recebem Moção de Aplausos na Câmara Municipal da UnirG

05 de Abril de 2022

Pelo trabalho desenvolvido no processo de revalidação de diplomas de graduação em Medicina expedidos por instituições estrangeiras, os gestores da Universidade de Gurupi receberam na noite de ontem, 04, uma Moção de Aplausos na Câmara Municipal de Gurupi. O reconhecimento foi concedido ao presidente da Fundação UnirG, Thiago Piñeiro Miranda, para a Reitora Drª Sara Falcão de Sousa, ao vice-reitor Me. Jeann Bruno Ferreira, e ao Presidente da Comissão de Revalidação, Thiago Henrique do Nascimento.

O evento foi acompanhado por servidores técnico-administrativos e professores da UnirG, além de pessoas da comunidade. A Pró-reitora de Graduação, Drª Rise Rank, também participou da sessão.

A Moção nº 02/2022 foi proposta pelos vereadores Jair do Povo (PROS), Débora Ribeiro (PTB), Valdônio Rodrigues (PSB) e Matheus Monteiro (Cidadania). “Certa vez recebi um pedido de uma mãe gurupiense, que desejava a realização de um processo de revalidação em nossa cidade. Esse também é desejo de muitas pessoas que, por motivos diversos, não conseguiram cursar Medicina no Brasil. A UnirG tem prestado um excelente serviço à sociedade e hoje reconhecemos essa iniciativa que coloca a Instituição em destaque no Brasil e no Mercosul”, disse o vereador Jair do Povo.

O processo de revalidação de diplomas é parte do projeto de expansão da UnirG. “É um sonho realizado, uma conquista de todos os servidores que trabalham arduamente para que esse momento seja possível. É um marco histórico para nossa Instituição e contribui com o processo de expansão e crescimento que a UnirG tem trilhado”, ressaltou a Reitora Sara Falcão.

Ela ainda acrescentou que a realização da prova da segunda fase presencial, em Gurupi, marcada para 17 de abril,  já está movimentando a economia local. "As informações são de que a rede hoteleira está com alta taxa de ocupação para essa data. Também já informamos as associações comerciais, para que os lojistas e comerciantes se preparem para a chegada desses candidatos que virão até Gurupi", complementou.

Para o vice-reitor, Me. Jeann Bruno Ferreira, ao dar esse importante passo, a UnirG ganha ainda mais destaque no âmbito regional, nacional e internacional. “Isso consolida uma das nossas metas do Plano de Desenvolvimento Institucional, que é transpor as fronteiras da Instituição. Dessa forma levamos a universidade para outras localidades e expandimos as nossas ações, mantendo sempre o compromisso com a sociedade”.

O presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, destacou a contribuição social que a Instituição presta à sociedade. “Muitos profissionais que dedicaram recursos e tempo fora do País desejam trabalhar no Brasil e não conseguem. Ao realizar o processo de revalidação, a UnirG contribui com comunidade, que também deseja ter mais acesso aos serviços médicos. Esse é um momento de gratidão para todos nós, que estamos vendo a Instituição romper fronteiras”.

Segundo o Presidente da Comissão de Revalidação, Thiago Henrique do Nascimento, os servidores envolvidos na realização do processo estão empenhados para que o processo ocorra com transparência e credibilidade. “Hoje a UnirG tem grande experiência na realização de certames e vestibulares e o processo de Revalidação é mais um dos que a Instituição irá concluir com seriedade e lisura. Nosso trabalho tem sido árduo para que tudo ocorra da melhor forma possível, em todas as fases que o processo exige”.

O Secretário Municipal do Idoso, Valdeci Junior, representou a Prefeita Josi Nunes na solenidade. Ele, que foi servidor e egresso da UnirG, manifestou satisfação e alegria por participar da sessão. De acordo com ele, “é imensa a contribuição que essa Instituição tem dado para Gurupi. A Revalidação é um momento ímpar na história da cidade, haja vista a visibilidade que a UnirG ganha nesse momento”.

O candidato Jean Arruda formou-se em Medicina no Paraguai e já chegou a Gurupi para participar da prova teórica da segunda fase do processo de Revalidação, que será aplicada em 17 de abril. Ao participar da sessão solene na noite de ontem, acompanhado da esposa Marta Almeida, que também participa do processo de Revalidação, ele destacou a importância desse processo para os brasileiros.

“Muitos de nós, e até nossos familiares, sofrem preconceito por termos estudado Medicina em outro País. Todavia, o médico com boa formação pode atuar em qualquer lugar, haja vista que o corpo humano é sempre o mesmo. O que a UnirG está fazendo é um ato de coragem e sensibilidade, de trazer para Gurupi o desenvolvimento e a experiência de médicos formados no exterior. Tenho certeza que, assim como eu, muitos virão para Gurupi com o desejo de viver aqui e cuidar da população”, disse.

A primeira fase ocorreu por meio da análise de documentos. Já as provas teóricas da segunda fase serão aplicadas em São Paulo (SP) e, em Gurupi, em 17 de abril. Os candidatos que obtiverem 70 pontos deverão participar ainda da prova prática de habilidades clínicas.

Para mais informações sobre a o processo de Revalidação acesse unirg.edu.br/revalidacao.

Redação: Meiry Bezerra