UnirG reúne com membros do Conselho Municipal de Saúde em busca de melhorias para Gurupi

31 de Março de 2022

Representantes da Universidade de Gurupi – UnirG e Fundação UnirG, reuniram-se com membros do Conselho Municipal de Saúde – CMS com intuito de apresentar as pesquisas realizadas pela Instituição. O encontro ocorreu na tarde de ontem, 30, no campus I.

Entre os presentes estavam a reitora, Drª Sara Falcão, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Drº Fábio Pegoraro, o Diretor Administrativo e Financeiro, Oximano Jorge, o Presidente do CMS, Luiz Augusto Rodrigues, e o vice-presidente do CMS, Drº Francícero Rocha Lopes.

De acordo com Pegoraro, foram apresentados os projetos da área da saúde, que estão sendo realizados pela graduação e pelas residências médica e multiprofissional da Instituição.

“A ideia é inserirmos cada vez mais o residente nos atendimentos dos serviços prestados pelo município. Além disso, pretendemos conquistar a valorização desses profissionais que prestam serviços ao município com mão-de-obra qualificada, exercendo uma saúde primária de excelência”, disse o pró-reitor.

Outra proposta solicitada pelo pró-reitor ao Conselho foi a facilitação do processo de pesquisa e extensão por meio de um acordo de cooperação técnica, para a coleta de dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde - Semus.

“A UnirG vem expandindo, assim como a pesquisa e a extensão, por isso precisamos que seja reformulado o acordo firmado em 2020, para que nossos pesquisadores possam desenvolver os projetos com maior agilidade”, disse Fábio Pegoraro.

Conforme a reitora, além dos 150 mil atendimentos realizados anualmente pela UnirG, por meio da graduação, a Instituição está firmando também parcerias com a Semus.

”O Conselho é formado por pessoas de várias áreas, que tem total conhecimento da nossa cidade. Com isso, elas podem nos trazer os problemas para ajudarmos a saná-los, por meio das nossas pesquisas. Queremos levar nossos residentes a prestar o serviço junto ao município, com intuito de elevar os atendimentos e melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da população”, afirmou Sara Falcão.

O Conselho

O Conselho Municipal de Saúde – CMS tem como papel fundamental a formulação de estratégias e o controle da execução da política de saúde, analisando e aprovando o plano de saúde e o relatório de gestão.

O encontro entre UnirG e CMS foi promovido pelo professor da UnirG, eleito recentemente como vice-presidente do CMS, Drº Francícero Lopes.

Como professor da área da saúde ele percebe o grande número de pesquisas realizadas na Instituição e com isso, pretendeu estreitar as relações. “A intenção foi aproximar e fazer com que os membros do Conselho conheçam os projetos da Universidade que são difundidos e que, às vezes, não sabem. Com isso, pretendemos melhorar os serviços ofertados pelo município, por meio dos nossos pesquisadores”, disse o professor.

O presidente da CMS, Luiz Augusto Rodrigues, disse ainda que ver a abertura como positiva. “Estou há anos à frente do Conselho e essa é a primeira vez que ocorre a aproximação. Vamos buscar a oferta de serviços que atendam a comunidade de forma mais humanizada e com qualidade, a Universidade é um dos carros-chefes de Gurupi, um polo de referência, e iremos colher bons frutos para nossa população”, finalizou Rodrigues.

Redação: Giselli Raffi