Assinado o plano de ação do projeto Vida Saudável: Esporte, Lazer e Cidadania

19 de Outubro de 2021

Representantes da Universidade de Gurupi – UnirG e a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, assinaram ontem, 18, o plano de ação do projeto Vida Saudável: Esporte, Lazer e Cidadania. O evento ocorreu na Prefeitura de Gurupi.

As atividades do projeto começaram essa semana. Em vários pontos da cidade, estudantes e professores do curso de Educação Física da UnirG estão oferecendo a prática de diferentes atividades esportivas e de lazer de forma gratuita. A Prefeitura de Gurupi está fazendo a aquisição de materiais esportivos, concedendo bolsas para os acadêmicos e viabilizando a reforma dos locais que recebem as atividades.

A parceria entre a Instituição e o Município foi celebrada pelos presentes.

“Não fazemos nada sozinhos, e a UnirG é uma grande parceira. Estamos empenhados em um projeto de saúde pública para Gurupi, que irá beneficiar a população. O curso de Educação Física tem muito a contribuir e acreditamos que essa iniciativa irá crescer cada vez mais”, disse José Carlos Bessa, Secretário Municipal de Juventude e Esportes de Gurupi.

De acordo com a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, a intenção é que outros projetos sejam desenvolvidos em cooperação. “São muitas as possibilidades envolvendo a participação das universidades, pois são projetos que resultam em transformação de vidas. Nosso propósito é caminhar sempre de mãos dadas, sempre pensando no que é melhor para a nossa cidade”, frisou.

Para o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, “esse projeto deixa um legado para a UnirG e para toda a cidade. Investir em esporte e lazer traz bons resultados para as pessoas de todas as idades, pois ensina o caminho da disciplina, dos bons hábitos e promove uma vida mais saudável”.

O coordenador do projeto, professor Me. Eduardo Miranda, disse que a proposta é democratizar a oferta de atividades físicas e de lazer para toda a população, como uma política de saúde. “Estudos mostram que a cada dólar investido nessa área, há uma economia de 10 dólares que seriam gastos com doenças relacionadas ao sedentarismo. O Município de Gurupi dá um grande passo, investindo em uma política pública que atende à comunidade e que promove saúde”.

Para a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Me. Miréia Aparecida Bezerra, essa é mais uma ação em que a UnirG cumpre sua missão institucional. “Ao mesmo tempo em que o acadêmico tem a oportunidade de praticar o que aprendeu em sala de aula, também dá um retorno para a sociedade, fazendo jus à nossa missão. Temos muitos espaços em nossa cidade e que passarão a ser ocupados de maneira produtiva e que beneficiará nossa população”, disse.

A Reitora da UnirG, Drª Sara Falcão, agradeceu a Prefeitura de Gurupi pela parceria. “A cooperação é fundamental e temos avançado nesse propósito, pois todos ganham, a comunidade, a universidade e o poder público”, finalizou.

O encontro também contou com a presença do Diretor de Juventude e Esportes, Paulo Magalhães e do Diretor de Juventude, Fernando Novais.

As atividades estão sendo realizadas nos seguintes dias e horários, nos turmos matutino e vespertino.

Redação: Meiry Bezerra