Aberto o evento comemorativo de 20 anos do curso de Jornalismo da UnirG

29 de Setembro de 2021

Para marcar duas décadas de criação, egressos, professores, estudantes e dirigentes participaram na noite de ontem, 28, no Centro de Convenções Mauro Cunha, da abertura do evento comemorativo do curso de Jornalismo da Universidade de Gurupi – UnirG. O momento foi para lembrar a trajetória do curso, implantado em 2003, as conquistas e os desafios superados.

Grande parte dessa história foi acompanhada pela professora Ma. Alessandra Duarte, que integra o quadro de docentes há 18 anos. Segundo ela, o curso tem contribuído de forma expressiva com o crescimento da UnirG e com a sociedade. “Temos mostrado ao longo de duas décadas a importância da comunicação no âmbito institucional. Para a região, o curso é essencial, haja vista que muitos profissionais que estão no mercado foram formados na UnirG, seja em veículos comunicação, em assessorias de imprensa ou na área de assessoria política”, comentou.

De acordo com o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, “é muito gratificante participar dessa festividade, pois esse é um curso de grande relevância social. Por meio dos profissionais que são formados na área, é que os fatos são narrados e apresentados de forma responsável. Vivemos em uma época com grande disseminação de informações falsas, o que reforça a importância do Jornalismo”.

Representando a Prefeita de Gurupi Josi Nunes, a Secretária de Comunicação de Gurupi, jornalista Nicéia Menegon, parabenizou a coordenação do curso pelo trabalho, e destacou a relevância do papel do jornalista na sociedade. “Parabéns a todos que acreditam na força da informação, da verdade, dos fatos e que conseguem compreender como a boa comunicação pode fazer a diferença no mundo. Acredito que foram muitos os desafios ao longo desses 20 anos, mas o curso permaneceu e tem colaborado com o desenvolvimento da sociedade”, frisou.

A reitora da Instituição, Drª Sara Falcão, comentou a relevância do evento para a UnirG. “É uma data extremamente importante que mostra a consistência de alguns cursos, como o de Jornalismo. É um marco que também serve para a valorização dos profissionais da área, dos professores e de todos que, ao longo desse tempo, trabalharam arduamente para que esse sonho fosse concretizado”.

Entre os egressos que participaram do evento, Jairo Santos, jornalista formado em 2014, relembra como a formação superior em Jornalismo é primordial para o seu trabalho como repórter de televisão. “Além da prática, conhecer o que está nos bastidores da produção da notícia faz muita diferença para quem atua em redação. Sou um defensor do diploma de Jornalismo, pois isso é o que diferencia o profissional que tem compromisso com a qualidade das pessoas que usam os meios de comunicação de forma irresponsável”, destacou.

Na oportunidade foi apresentado um radiodocumentário sobre os 20 anos de Jornalismo da UnirG, produzido pelo acadêmico Lucas Carvalho e pelo professor Me. Clifton Morais. As professoras Ma. Gabriela Melo e Marina Bitar também compartilharam experiências e as ações do projeto “Rum, conversa!”, que tem levado oficinas voltadas para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares de Gurupi.

A noite foi encerrada com apresentações musicais, exposição artística, do jornalista e egresso da UnirG, Núbio Brito, exposição fotográfica e relançamento de livros de egressos.

A programação segue hoje, 29, com uma palestra on-line que será ministrada pela jornalista presidente-executiva do Instituto Palavra Aberta e membro do conselho editorial da Folha de S. Paulo, Patricia Blanco. Ela irá falar sobre “O Jornalismo e a Educação Midiática”, às 19h30, com transmissão ao vivo no canal UnirG Oficial pelo YouTube.

Amanhã, 30, às 19h30, será realizada uma mesa redonda com a temática “Compartilhando Experiências: Jornalismo UnirG 20 anos”, com a participação da jornalista e presidente do Sindicato dos Jornalistas do Tocantins (Sindjor-TO) Alessandra Bacelar, dos professores do curso Ma. Alessandra Duarte e Clifton Morais, do jornalista Paulo Albuquerque e dos egressos Eliezer Macedo, Mayara Abreu e Mábia Cristine.