Estudantes da UnirG promovem oficinas em escola pública para comemorar o Dia do Surdo

27 de Setembro de 2021

Ontem, 26 de setembro, é comemorado o Dia do Surdo. Ainda esta semana, na próxima quinta-feira, 30, é comemorado o Dia do Profissional Tradutor Intérprete de Língua de Sinais. Para celebrar as datas, os estudantes dos cursos de Letras e Pedagogia da Universidade de Gurupi – UnirG, promoveram durante todo o dia de hoje, 27, oficinas dedicadas aos alunos da Escola Municipal Almeida Veras.

Na oportunidade, alunos e professores, da Escola e da UnirG, participaram do evento, que tem por objetivo envolver os dois cursos, que tem a disciplina de Libras, na promoção de ações nas escolas com alunos que merecem atenção especial. A ação faz parte da extensão curricularizada dos cursos.

“Trouxemos materiais pedagógicos que foram confeccionados por acadêmicos, para trabalhar justamente a Libras com português escrito, com os alunos da Escola. Nossa intenção é doar esses materiais para auxiliar a interprete de Libras, no trabalho que ela desenvolve com dois alunos surdos aqui na Escola”, disse a professora de Letras da UnirG, Francisca Edivânia Gadelha Dias.

De acordo com a diretora da Escola, a professora Devânia Cristina Almeida, “estamos felizes com essa parceria que traz os acadêmicos à Escola para auxiliar os nossos professores. O resultado disso só tem a melhorar com o desenvolvimento da Escola, dos professores e dos estudantes da UnirG”, disse a diretora.

Segundo a coordenadora da educação inclusiva da Escola, Ilda Venâncio Correia, que por alguns anos também foi supervisora de Educação Inclusiva na Diretoria Regional de Ensino - DRE, a ação é o resultado da realização de um sonho. “Quando trabalhei por muito tempo na DRE, tentei desenvolver ações como essas nas Escolas de Gurupi. Ver a UnirG promovendo a educação inclusiva com os acadêmicos, na minha época não tive essa oportunidade, é muito gratificante. Parabéns UnirG pela iniciativa! ”, disse.

Para a interprete de Libras da Escola, professora Lidiane, o evento foi muito importante por atender os alunos surdos. “Ações como essa dá visibilidade e inclusão para a comunidade surda, que precisa desse momento para integrar-se à Escola”, falou.

Para a acadêmica do segundo período de Letras, Ana Paula, “nossa intenção com esse projeto é conseguir trazer para a realidade dos alunos o aprendizado da língua de sinais, de uma maneira lúdica e inclusiva”, finalizou.

Setembro Surdo

Dada a importância do mês de setembro para a educação bilíngue de surdos, a comunidade surda o denominou "Setembro Surdo", pois é um mês em que se comemora as conquistas históricas e que se busca conscientização da sociedade a respeito da importância da língua, da cultura e da identidade surda.

Em 2005, três anos após a aprovação da Lei de Libras, foi publicado o Decreto nº 5.626/2005, que dispõe, em um de seus artigos, sobre a educação bilíngue. Com base no Decreto, as instituições devem se organizar para oferecer escolas e/ou classes bilíngues de surdos, com profissionais preparados para o atendimento a esse público. (*)

(Com informações https://www.gov.br/mec)*

Redação: Giselli Raffi