Acadêmicos de Letras preparam-se para o Enade 2021

27 de Setembro de 2021

Na última sexta-feira, 24, os estudantes do curso de Letras da Universidade de Gurupi – UnirG participaram do simulado preparatório para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) promovido pela coordenação do curso. A avaliação ocorreu presencialmente no campus II da Instituição.

De acordo com a representante do curso do Enade/UnirG, Drª Marcilene de Assis Alves Araújo, cerca de 25 participantes irão realizar o Exame que é a oportunidade de o estudante demonstrar que adquiriu as qualidades profissionais necessárias ao bom exercício de sua profissão.

“Isso porque o Exame avalia habilidades e competências, e não a mera capacidade de decorar conteúdo. A prova é interdisciplinar e contextualizada, permitindo ao estudante expor que possui, além de informação, também capacidade de raciocínio, compreensão, síntese e argumentação”, disse a professora.

O curso criou um cronograma de ações que estão sendo desenvolvidas com os acadêmicos do 8º período. Desde rodas de conversa, oficinas de leitura, interpretação e produção de texto, simulados, até orientação e acompanhamento para o cadastro individual do estudante.

“Desenvolvemos um trabalho reflexivo, ético e de responsabilidade do estudante com a avaliação e nossa expectativa é de melhorar bem esse resultado anterior. A professora disse ainda que o Enade tem importância fundamental para a avaliação do curso universitário e o principal interessado no sucesso do exame deve ser o próprio acadêmico”, completou a Araújo.

Para o estudante do curso, Jeremias Silva Pereira, o simulado foi uma oportunidade de relembrar todos os conteúdos estudados durante a formação, para o dia do Exame. “Foi uma prova muito extensa, mas com muito conteúdo que nos fez recordar do aprendizado no início do ano. Foi muito bom ter essa simulação, que nos dará a ideia de como será o Exame. A organização da prova foi maravilhosa e só tenho a agradecer a dedicação de todos os professores envolvidos. Vamos defender nosso curso, nossa Universidade e nosso ensino, pois assim todos iremos ganhar”, afirmou o acadêmico.

Enade/UnirG

Esse ano a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) será aplicada em 14 de novembro e na Universidade de Gurupi - UnirG os acadêmicos de Educação Física, Letras e Pedagogia participarão da avaliação. Ao todo, cerca de 125 estudantes já estão sendo esclarecidos sobre a importância do Exame.

Redação: Giselli Raffi

Fotos: arquivo pessoal do curso