Medicina: UnirG campus de Paraíso do Tocantins adota nova metodologia de ensino mais independente e flexível

21 de Setembro de 2021

O curso de Medicina da Universidade de Gurupi, em Paraíso do Tocantins adotou um sistema inovador de aulas, o uso das metodologias ativas. O diferencial da matriz curricular é a flexibilidade, com intuito de que os estudantes cursem as disciplinas de forma mais integrada, além de despertar no aluno a pró-atividade e a criatividade. O campus de Paraíso é o primeiro a adotar o sistema, mas a intenção da Instituição é aplicar também na unidade de Gurupi.

O principal objetivo deste modelo de ensino é incentivar os alunos para que aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais. A proposta é que o acadêmico esteja no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção de conhecimento.

De acordo com o Diretor do Campus de Paraíso, Drº Walmirton Bezerra D’Alessandro, uma das novidades é a aplicação das aulas em módulos, divididas por um grupo de disciplinas que são ministradas em oito semanas seguidas. Desse modo, o aluno terá maior oportunidade de focar nas matérias, obtendo um contexto maior em várias outras disciplinas.

“É um sistema diferente do tradicional. Na minha época de estudante, as ciências resultavam da divisão de disciplinas que constituíam as grades formando um currículo fixo, sem flexibilidades. Assim, o profissional parecia ‘segmentado’ e/ou deficiente em sua compreensão geral dos conteúdos ensinados. O método não se baseia somente por ser em módulos, mas porque atende outras áreas de interesse particular do aluno. Iniciamos as aulas desse semestre com Biossegurança, tema voltado ao contexto nesse momento em que vivemos, sobre a proteção e a prevenção do indivíduo”, explicou.

O professor acrescentou ainda que são diversas as vantagens no uso das metodologias ativas, entre elas estão a aprendizagem autodirigida, aprendizagem em grupos e atividades integradoras. Os benefícios principais na transformação do aprendizado do acadêmico são: autonomia, confiança, empatia, senso crítico, responsabilidade e participação, entre outros.

A proposta do ensino é de que o estudante esteja no centro do processo de aprendizagem e um dos exemplos utilizados é o método PBL (Problem Based Learning), na tradução significa Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP).

“A ideia é propor um novo ambiente e formas diferentes de interações para que o aluno não seja apenas um ouvinte de seus professores, mas um protagonista da sua própria aprendizagem. O estudante será preparado para ser um profissional com foco mais independente, preparado para diferentes situações que o mercado vai exigir. Esse é um ponto forte de estar aplicando esse novo método em Paraíso”, afirmou D’Alessandro.

Para o acadêmico, Matheus Porto Brito Pimentel, de Brasília, que veio direto da Argentina para estudar na UnirG, graduar em Medicina sempre foi seu maior sonho. Ele disse estar animado com a nova turma e por retornar ao Brasil. “Minha expectativa é grande com essa nova metodologia de ensino, que será diferente do que estamos acostumados. Espero me sair bem preparado para atender as pessoas com o meu melhor”, disse o aluno.

Segundo a Pró-reitora de Graduação, Drª Rise Rank, a nova metodologia tem uma característica mais flexível para ocorrer a multidisciplinaridade. “É uma associação de matérias que estão correlacionadas e trabalham em conjunto, para que os alunos realizem as atividades dos estudos em pequenos grupos, como são feitas nas metodologias ativas. Esse formato possibilitará uma integração maior entre os estudos aplicados, pois se complementam”, disse Rank.

A metodologia ativa nos estudos é um novo processo educacional que estimula o aluno a ter uma postura ativa e responsável diante da sua aprendizagem. “No campus de Paraíso tem sido muito bem aceito até o momento o uso desse método. A coordenação de Medicina de Gurupi tem interesse em trazer o formato para a nossa matriz e já estamos trabalhando para até o segundo semestre do ano que vem também seja implantado na cidade”, falou.

A professora reforçou que o formato, de aulas modular e disciplinar, é o que há de mais moderno no ensino, possibilitará ao acadêmico não ter o conteúdo fragmentado, mas complementar. “É um formato diferente, ministrado de uma vez em blocos de aulas, resultando na qualidade do ensino. As Instituições que adotaram esse sistema têm obtido excelentes resultados e esse também é o nosso objetivo”, finalizou a pró-reitora.

Vestibular

As inscrições do vestibular para Medicina na Universidade de Gurupi – UnirG, campus de Paraíso do Tocantins para o primeiro semestre de 2022, estão abertas até 06 de outubro. O custo é de R$ 350 e as provas serão aplicadas em 31 de outubro.