Acadêmicos de três cursos da UnirG participarão do Enade 2021

16 de Setembro de 2021

Esse ano a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) será aplicada em 14 de novembro e na Universidade de Gurupi - UnirG os acadêmicos de Educação Física, Letras e Pedagogia participarão da avaliação. Ao todo, cerca de 125 estudantes já estão sendo esclarecidos sobre a importância do Exame.

De acordo com uma das representantes da Comissão de Acompanhamento das Avaliações Internas e Externas da UnirG - CAAIE, professora Ilka Araújo, desde fevereiro várias reuniões estão sendo realizadas com os cursos. O intuito é de planejar ações positivas para preparar os acadêmicos para o Enade.

“As avaliações do Exame eram para ter ocorrido no ano passado, porém devido a pandemia foram prorrogadas para esse ano. Nessas reuniões elegemos diversas ações indicadas por cada curso e semanalmente nos encontramos para debater sobre as atividades aplicadas”, disse Araújo.

Entre as ações desenvolvidas pela Comissão está a institucionalização dos simulados nos moldes do Enade. “Os cursos estarão oferecendo aos participantes esse simulado como uma das avaliações do semestre, para que estejam preparados usando as regras e o mesmo tempo de duração do Exame”.

Além disso, estão no calendário encontros, “ministrações de palestras, atividades culturais e esportivas para motivar e distrair o candidato. Nosso maior foco é fazer com que o aluno acredite que ele pode alcançar a nota máxima desejada”, ressaltou a professora.

A Comissão de Acompanhamento das Avaliações Internas e Externas da UnirG – CAAIE é composta pelas professoras Ilka da Graça Baía de Araújo, Joana Estela Rezende, Sônia Maria Paiva Torres, Jaqueline Cibene Moreira Borges, Juliana Tomaz Sganzerla, Vitor Rezende Vilela pelo assistente administrativo Marcelo Bezerra e o acadêmico João Pedro Reis de Paula Melo. Além desses, cada curso da Instituição tem um representante dentro da CAAIE.

Enade

O Enade avalia o rendimento dos concluintes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. A prova é aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O concluinte que não comparece ao dia da prova permanece impedido de colar grau e obter o diploma de graduação, até que a situação seja regularizada.

Redação: Giselli Raffi