Servidores fazem mutirão de limpeza em lago no campus I da UnirG

11 de Setembro de 2021

Uma força-tarefa de servidores voluntários realizou uma limpeza hoje, 11, nas margens do lago formado na nascente do córrego Água Franca, localizado na área do campus I da Universidade de Gurupi – UnirG. Cerca de 30 pessoas recolheram aproximadamente uma tonelada de lixo, entre eles garrafas pets, caixas de isopor e calçados. O material recolhido foi deixado no local por frequentadores que utilizam a área, mesmo sendo privativa.

O mutirão foi idealizado pelo presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, e pelo chefe de gabinete, Thiago Henrique do Nascimento Costa, tendo em vista a grande quantidade de lixo espalhado no local.

O trabalho de limpeza, porém, teve início há cerca de duas semanas. Equipes do Setor de Limpeza e Conservação e de Jardinagem da UnirG, fizeram o trabalho de poda de árvores, roçagem, entre outros serviços.

“Usamos várias ferramentas e até uma máquina mini carregadeira para fazer a fazer a abertura de trilhas nos trechos com capim mais alto e em uma área com muita lama e sujeira acumulada. Após essa primeira etapa, muitos objetos como garrafas, copos, sacolas plásticas, garrafas e outros tipos de lixo ainda precisaram ainda ser retirados no multirão”, explicou o gestor do Setor de Limpeza e Conservação, José Luís dos Santos Gaudioso .

Ainda segundo ele, ao longo do mês de setembro serão feitas novas ações visando resguardar a área e a limpeza do local, incluindo a reposição de parte do alambrado que foi furtado e a instalação de placas de sinalização.

Para os voluntários que se envolveram na ação, os resultados são visíveis e trazem benefícios para todos. “É muito gratificante participar desse tipo de ação, pois é possível ver o envolvimento dos colaboradores na proteção do meio ambiente, combatendo a poluição em qualquer de suas formas, observando a sustentabilidade e, sobretudo, preservando o patrimônio público, que é um bem de todos”, disse Deuclieux Júnior, Procurador Geral da UnirG.

Estão previstas novas ações de revitalização do local e ainda a construção de uma área de lazer que será aberta a toda comunidade.