Professores da UnirG visitam Setor Industrial para implantar projeto de extensão na comunidade

03 de Setembro de 2021

Um grupo de professores dos cursos da Universidade de Gurupi – UnirG visitou ontem, 02, os moradores do Setor Industrial com intuito de conhecer as necessidades do local e propor projetos que atendam as demandas da comunidade. A ação faz parte das ações da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil – Proecae.

Conforme a assessora da Proecae, Gisela Costa, o objetivo da visita é adotar um bairro de Gurupi, saber as dificuldades que a comunidade enfrenta para que a Instituição possa ajudar a melhorar a qualidade de vida dos moradores. Um representante de cada curso participou da visita.

“Queremos trazer atendimento de todos os nossos cursos, promovendo novos campos de extensão, mas principalmente, atender as necessidades e melhorias aos moradores. A partir desse conhecimento a Universidade irá construir projetos possibilitando o desenvolvimento local, essa é a responsabilidade da nossa Instituição”, disse Gisela.

“A escolha do setor Industrial em ser o primeiro foi após percebermos o quanto ele é extremamente carente. Depois de várias reuniões com a associação do bairro e com pessoas bem quistas do setor, vimos que seria o local ideal para elaborarmos projetos de extensão que viesse beneficiar de maneira prática e efetiva a comunidade, com ações que abrangesse a interdisciplinaridade de todos os nossos cursos. Queremos fazer a diferença naquela comunidade”, falou a assessora,

De acordo com o diretor da Escola Municipal Eliseu de Carvalho, Arizomar dos Santos Sousa, 131 crianças com idade entre três e doze anos, estudam no Colégio que tem vários projetos de incentivo aos alunos para que permaneçam em sala de aula. “A UnirG vindo com os projetos vai de encontro com as necessidades da comunidade. Será muito bem-vindo agregar o conhecimento desses profissionais que vão trabalhar com os pais e com as crianças. Se iremos ter uma melhor assistência, nas diversas áreas desde jurídica, educacional até de saúde, nos auxiliando, consequentemente somente teremos a ganhar”, finalizou.

Após ouvir as necessidades dos moradores, cada representante dos cursos vai elaborar um projeto e apresentar uma proposta que contemple toda a comunidade do setor. Todas as ações serão desenvolvidas pelos acadêmicos sob a supervisão dos professores.

Na próxima semana, haverá uma nova reunião com representantes do setor para coleta de dados.

Redação: Giselli Raffi - Jornalista

Colaboração das informações: Anniela Cristina Coelho/estudante de Jornalismo