Reitores das Universidades do Tocantins planejam criar entidade que fortalece as ações das Instituições de Ensino Superior

01 de Setembro de 2021

Com o objetivo de integrar as ações desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior do Tocantins, ensino, pesquisa, extensão e gestão, reitores das Universidades planejam criar o Conselho de Reitores para promover o desenvolvimento regional. O encontro ocorreu ontem, 31, on-line e contou com a participação de representantes da Universidade de Gurupi – UnirG, Universidade Estadual do Tocantins – Unitins, Universidade Federal do Tocantins – UFT, Instituto Federal do Tocantins – IFTO e do Centro Universitário Católica do Tocantins – UniCatólica.

O convite da criação do Conselho de Reitores surgiu do Reitor da Unitins, Me. Augusto Rezende. Ele ressaltou que a ação é o início de um diálogo entre as principais Instituições de Ensino Superior do Estado que possuem Reitorias, com articulação local.

Rezende disse ainda que a ideia é mostrar que o ensino superior é um ambiente importante para a formação de mão-de-obra qualificada, principalmente, para ajudar a sociedade na solução de problemas. “As Universidades fazem parte do processo de desenvolvimento, a gente vê isso no mundo inteiro, com a criação de parques tecnológicos, no crescimento de pesquisas, projetos de extensão, juntamente com a iniciativa privada e a gestão pública. Há uma gama de possibilidades que podemos ser inseridos”, destacou Rezende.

De acordo com a reitora da UnirG, Drª Sara Falcão, a criação do Conselho é extremamente importante porque irá fortalecer as IES públicas do Tocantins. “A intenção é que possamos integrar as ações das Universidades, nos unindo para compartilhar ideias e situações. Pretendemos ainda discutir possibilidades para captação de alunos, políticas para egressos, além disso, pedirmos apoio ao Governo do Estado para que subsidie as ações e projetos desenvolvidos por este Conselho de Reitores”, avaliou Falcão.

“Em Gurupi temos como exemplo o Conselho de Gestores, composto pela UnirG, pelo IFTO e pela UFT, regimentado pelo ‘Inova Gurupi’ que tem como objetivo captar recursos, para executar as ações propostas por essas três Instituições de Ensino Superior da região sul do Estado”, ressaltou a reitora.

A reunião contou ainda com a presença do reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, o reitor do IFTO, Antônio da Luz Júnior, e do reitor da UniCatólica, Gillianno Mazzetto.

Inova Gurupi

O Inova Gurupi é um plano estratégico que visa o desenvolvimento educativo e tecnológico pela implantação de um Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo.

É uma parceria da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Ciência e Tecnologia que integra o Poder Público Municipal com as Universidades e empresas privadas. Tem a finalidade de potencializar a geração de conhecimento e promover o desenvolvimento econômico e social nas áreas de vocação da região Sul do Tocantins.

Redação: Giselli Raffi – Jornalista

Informações: Rui Bucar – Jornalista - Dicom/Unitins