Professor de Medicina da Argentina participa de aula na UnirG

01 de Setembro de 2021

Na última segunda-feira, 30, o Dr. Daniel Gutiérrez Raina, docente da Universidad Adventista del Plata na Argentina, participou de uma aula on-line com os estudantes do primeiro período do curso de Medicina da Universidade de Gurupi – UnirG, campus Gurupi.

O Dr. Raina é pesquisador da área de Saúde Pública e compartilhou experiências com os acadêmicos da disciplina Atenção Básica I da UnirG. O convite foi feito pelo professor  da UnirG, Dr. Francícero Rocha Lopes, responsável pela disciplina.

Na ocasião, os acadêmicos da UnirG puderem conhecer o funcionamento do Sistema de Saúde na Argentina, abrangendo a sua estrutura, níveis de atenção e financiamento.

“Foi um momento de grande valia no processo de internacionalização do curso, e um primeiro passo para novos conhecimentos além da fronteira”, explicou o professor da UnirG, Dr. Francícero Rocha Lopes.

Para o estudante Luis Miguel Carvalho Mendes, estudar o Sistema de Saúde Argentino foi de extrema relevância  para a sua caminhada acadêmica.

“Parabenizo o professor pela iniciativa de trazer esse intercâmbio de conhecimento para a sala de aula. O principal desafio da Medicina é desmitificar as problemáticas da saúde, e conhecer sistemas públicos e privados de outros países faz com que nosso conhecimento vá além do que é estudado no Brasil. Entendendo os problemas e a dinâmica de outro sistema de saúde, como o argentino, nós ficamos a par da situação de forma mais contextualizada com a dinâmica global”, disse Mendes.

Redação: Meiry Bezerra