Curso de Odontologia da UnirG celebra 20 anos de criação

27 de Agosto de 2021

Em duas décadas de história, o curso de Odontologia da Universidade de Gurupi – UnirG acumula tradição e excelência na formação de novos profissionais. No segundo semestre de 2001, a então Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi/Unirg fundou o novo curso que trouxe oportunidade para os moradores da região, que sonhavam conquistar a formação superior em Odontologia. A primeira gestão do curso foi assumida pelos professores Dr. Marcus Peixoto e Me. Lázaro Coura.

A UnirG diminuiu a distância até as faculdades dos grandes centros e propiciou um ambiente acolhedor de professores e novos acadêmicos, empenhados em construir a história do ensino da Odontologia na região.

“Vieram alunos do estado do Pará, Bahia, Goiás, e de outras regiões. Os professores que participaram desse início acolheram e apoiaram os novos universitários. Muitos sentiam a distância da família, outros tinham dificuldades econômicas, além dos que precisaram de orientação no início da vida acadêmica. As famílias confiaram e nossos professores ajudaram com todo o empenho”, explicou o atual coordenador do curso, Me. Ed Wilson César, que também veio do estado de Minas Gerais para trabalhar na UnirG.

Além de formar novos profissionais, a chegada do curso contribuiu com a saúde pública local. “A presença de professores especializados na cidade, o trabalho desenvolvido nos projetos de extensão, estágios, os atendimentos à comunidade por meio da Clínica Escola de Odontologia, entre outras ações, contribuíam de forma significativa para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, frisou a professora e Coordenadora de Estágio, Ma. Sônia Maria Paiva Torres.

No início da implantação, a Clínica Escola de Odontologia contava com lista de espera com até 400 pessoas que aguardavam atendimento. Atualmente essa lista não existe mais e, em algumas especialidades, como de próteses por exemplo, há pouca procura. “A mudança desse cenário se deve ao resultado do trabalho que é feito de forma preventiva pelos profissionais dentistas, o que também passa pelo ensino oferecido na universidade, acompanhando as Diretrizes Curriculares Nacionais. A implantação de mais Unidades Básicas de Saúde, com a presença de dentistas nos bairros, também facilitou o acesso da população ao serviço”, completou a professora Sônia.

Professores

O corpo docente do curso é destaque, com grande parte do quadro formado por mestres e doutores, que possuem ampla experiência profissional. Pesquisas científicas, além de trabalhos desenvolvidos em Projetos de Extensão, já resultaram em relevantes trabalhos aceitos em grandes revistas científicas e em importantes eventos nacionais e internacionais.

Atualmente, novas mudanças na matriz curricular do curso estão em estudo, visando preparar ainda mais os futuros profissionais para os desafios do mercado. “Além de um ensino que estimula a autonomia do acadêmico, novas disciplinas como Odontologia Digital, Marketing, Harmonização Orofacial, entre outras, deverão fazer parte do currículo”, finaliza o professor Me. Ed. Wilson.

O curso de Odontologia tem duração de oito semestres e tem a proposta de formar profissionais capazes de atender às necessidades que dizem respeito à prevenção, cura e, principalmente, a promoção da saúde bucal individual e coletiva.

Redação: Meiry Bezerra

Fotos / arquivo / Cláudio Frascari