Estudantes de Medicina da UnirG participam da Cerimônia do Jaleco

26 de Agosto de 2021

A Cerimônia do Jaleco marca um momento importante na formação inicial do acadêmico de Medicina da Universidade de Gurupi - UnirG. A solenidade, realizada pelo Centro Acadêmico de Medicina Drª Márcia Muquy - Camed, contou com a presença de representantes da Instituição, familiares e amigos dos calouros do curso. O evento ocorreu na noite de ontem, 25, no auditório do campus I.

Os novos alunos participaram de uma etapa importante para a formação profissional, a Cerimônia do Jaleco, que simboliza a iniciação no curso e a responsabilidade com a ética e postura na profissão.

Prestigiaram a solenidada o vice-reitor, Me. Jeann Bruno Ferreira, o presidente da Fundação UnirG, Drº Thiago Miranda, o coordenador do curso, o médico e professor Zoroastro de Santana,  e a presidente do Centro Acadêmico - CA, Karla Khalil Menezes.

A aluna do 5º período de Medicina e presidente do CA, falou da rotina de estudos, da dedicação ao curso e lembrou que há dois anos e meio, ela também estava recebendo a homenagem. Essa é a primeira cerimônia depois da pandemia e que todos acadêmicos devem estar juntos. "Esse é o momento que percebemos a importância da nossa responsabilidade, que é cuidar de outras vidas. O jaleco é a nossa proteção e do nosso paciente, além de ser nosso instrumento de trabalho representando nossa armadura", disse Calil.

O coordenador do curso, parabenizou e deu as boas-vindas aos novos acadêmicos. O professor lembrou a importância do instrumento. "O jaleco é o equipamento fundamental para a segurança do profissional, diminui a chance de ser contaminado durante um procedimento, mas também simboliza compronmisso ético com a profissão. Sintam-se acolhidos, sabemos que o curso requer muita dedicação e estamos aqui para apoiá-los. Queremos que os futuros profissionais façam a diferença em suas carreiras", falou o professor.

O presidente da Fundação, também deu as boas-vindas aos estudantes. "Satisfação muito grande ver os novos alunos que estão ingressando e confiando na Instituição. Sabemos que a populção está precisando ainda mais desses profissionais da saúde. Nós da UnirG queremos oferecer o melhor para que todos saiam profissionais realizados", concluiu Miranda.

O vice-reitor, destacou que o momento é o primeiro passo do estudante no cuidar da vida. O uso do jaleco representa tanto a confiança de quem está sendo atendido quanto para o aluno. "Mesmo durante a formação, o aluno estará desenvolvendo um trabalho de salvar vidas. Essa familiarização com o jaleco é importante porque representa uma nova jornada pessoal e acadêmica do estudante. A Universidade endosa essa cerimônia tendo em vista que temos que fomentar esse momento de acolher nossos acadêmicos que acreditam na UnirG", afirmou Jeann Bruno.

O calouro, Hugo Samuel Almeida ressaltou que a cerimônia representa a entrada de um mundo complexo da Medicina, em que o profissional, às vezes, tem que abrir mão de muitas coisas na vida para ajudar o próximo. "A Medicina tem várias atuações, mas todas elas resumem em cuidar de vidas. Apesar do momento ser apenas um gesto simbólico, nos faz lembrar que exige muita responsabilidade, força de vontade e amor ao que nos propomos a fazer, devido a complexidade que é desde a entrada no curso até a sua trajetória e atuação profissional", destacou o estudante.

Ao final, os novos alunos fizeram o juramento e receberam o jaleco de seus familiares, amigos e representantes da UnirG.

Redação:Giselli Raffi