Clínica Multidisciplinar sediada na Incubadora Inovo atende crianças com atraso no desenvolvimento

19 de Agosto de 2021

A professora aposentada Eleuza Duarte Araújo decidiu retornar à sala de aula, mas desta vez como estudante. A ex-professora da Instituição, que atualmente é também aluna de Psicologia da Universidade de Gurupi – UnirG, está complementando o conhecimento sobre a análise do comportamento de crianças com atraso no desenvolvimento e na aprendizagem. Os atendimentos são realizados por ela na Clínica Multidisciplinar para crianças, com idade de 0 a seis anos, com atraso no desenvolvimento.

Formada em Pedagogia, Araújo já interessava pelo assunto e fez diversas especializações na área da Psicopedagogia.  Na Clínica incubada ela atende crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

O Espaço Multidisciplinar é uma Clínica apoiada pela Incubadora de Empresas da UnirG – Inovo. Quando decidiu ter um negócio sediado em uma Incubadora, a empreendedora visou receber as orientações sobre gestão, envolvendo o plano de negócios, ações de marketing, captação de clientes e sobre o funcionamento geral.

“Passei por um processo seletivo e me instalei no início do ano na Incubadora, que abriga e acolhe micro e pequenos negócios como o meu. Recebo suporte técnico, infraestrutura, divulgações e uma equipe técnica preparada para me orientar”, afirmou.

A incubada falou ainda da importância do apoio recebido. “Neste semestre estamos desenvolvendo o plano de negócios, o que me ajuda a iniciar minha empresa de forma segura. Estatisticamente tem um número enorme de empresas que não conseguem se estabelecer no mercado, porque não tem nenhum apoio de profissionais capacitados”, ressaltou.

“O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do desenvolvimento que afeta as áreas da socialização, comunicação e comportamento. A intervenção intensa e correta, baseada em evidências científicas, auxilia no desenvolvimento das áreas da interação social, motora, cognitiva, comunicação e linguagem, na perspectiva da autonomia e melhora da qualidade de vida da criança e da família”, disse Duarte.

Eleuza conta que o neto autista foi a motivação para buscar aperfeiçoamento e novos conhecimentos sobre o assunto. “A experiência com meu neto me sensibilizou para auxiliar crianças e pais autistas, pois a falta de informações corretas atrasam a intervenção precoce, tão necessária para aproveitar a neuroplasticidade do cérebro”, afirmou.

O TDAH é um transtorno neuropsiquiátrico, caracterizado por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade, impulsividade intensa e frequente, o bastante para causar comprometimento funcional em áreas importantes da vida da pessoa, como a ocupacional, acadêmica e a social. Aparece na infância, mas pode persistir na vida adulta.

No processo de acompanhamento das crianças, a participação dos pais é muito importante. “São eles que têm contato diário com os filhos e os principais responsáveis no treinamento deles, conforme orientamos. Por isso, é fundamental que, além do estímulo que realizamos nas crianças, os pais também participem das terapias para ajudá-los a lidar com os filhos”, explicou.

Inovo

Uma incubadora de empresas é uma organização que objetiva abrigar micro e pequenos negócios, apoiando-os nas primeiras etapas de sua vida, para que tenham a possibilidade de consolidar seus projetos e alçar voos para o mercado.

A Inovo está ligada a UnirG, que oferece às empresas incubadas suporte técnico, infraestrutura, ambientes inovadores e know-how para fortalecimento e geração de valor ao negócio, promovendo o empreendedorismo.

Saiba mais informações sobre a Incubadora no site www.unirg.edu.br/inovo

Redação: Giselli Raffi

Edição: Meiry Bezerra