Clínica Escola de Fisioterapia da UnirG retoma atendimentos gratuitos pós-Covid a toda comunidade

05 de Fevereiro de 2021

Desde o dia 25 de janeiro, a Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade de Gurupi – UnirG reabriu os agendamentos para atendimento gratuito à comunidade em geral. O curso oferece inclusive tratamento para recuperação de pacientes pós Covid.

São ofertadas as especialidades Cardiovascular e Respiratória, pacientes pós Covid-19, Neurofuncional (adulta e pediátrica), Postura, Traumatortopedia, Dermatofuncional, Fisioterapia Aquática, Uroginecologia e Pilates.

A coordenadora de estágio do curso de Fisioterapia da UnirG, Ma. Janne Marques, destaca a oferta do tratamento fisioterapêutico para a reabilitação de pacientes recuperados de infecção pelo novo Coronavírus.

“As maiores limitações funcionais que surgem com a Covid-19 são respiratórias e neurológicas. Com a reabilitação, os pacientes melhoram em suas atividades de vida diária, independência funcional e capacidade aeróbica”, afirma a professora.

Além dos atendimentos em Fisioterapia, há também acompanhamento psicológico para os pacientes. Com sala específica, os estagiários do 8º período do curso de Psicologia trabalham em escala de plantão no local, com supervisão da professora Ma. Tânia Lago. A integração surgiu de uma parceria feita entre os dois cursos, desde julho do ano passado.

O acompanhamento psicológico é oferecido conforme as necessidades de cada paciente. É o que explica a coordenadora de estágio do curso de Psicologia da UnirG, professora Ma. Ellen Fernanda Klinger. “Os estagiários de Psicologia recebem o paciente junto aos acadêmicos da Fisioterapia, fazem esse acolhimento. Os pacientes que precisarem desse atendimento são contatados e é sugerido um horário de atendimento”, diz Ellen.

Devido à pandemia, todos os atendimentos da Clínica Escola são feitos com os cuidados necessários, conforme as normas dos Comitês de Combate à Covid-19 do Município e da UnirG.

Atendimento

No Estado do Tocantins, a Clínica Escola de Fisioterapia foi pioneira no atendimento de Reabilitação pós Covid-19. Para o tratamento, é necessário que pacientes da reabilitação apresentem encaminhamento de alta. Nas demais especialidades, não é exigido nenhum encaminhamento.

A Clínica está localizada na rua 10 entre avenidas Guanabara e Rio de Janeiro, próxima ao Campus II da UnirG.

O horário de atendimento é das 08h às 12h e das 13h às 16h. Os agendamentos são feitos pelo fone (63) 3612-7684.

Texto produzido com a colaboração da acadêmica de Jornalismo da UnirG, Ana Caroliny Neuberger