Aula Inaugural de Direito aborda temas contemporâneos

28 de Fevereiro de 2015

A abertura oficial da Aula Inaugural Manoel Bonfim Furtado Correia, do curso de Direito ocorreu na tarde de hoje, 27, no Clube da OAB. A programação é composta com palestras que abordam diversos temas da atualidade. O evento é uma realização da Associação Tocantinense de Administração (ATAD) e da Coordenação do curso de Direito do Centro Universitário UnirG.

aula4A solenidade contou com a participação da coordenadora do curso de Direito, Kadyan de Paula Gonzaga e Castro Amaral; a reitora Lady Sakay; o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho; o pró-reitor de graduação e extensão, Marcos Gontijo; o presidente Associação Tocantinense de Administração (ATAD), Agnaldo Quintino da Silva; o presidente da OAB, subseção de Gurupi, Albery Cesar de Oliveira e o juiz titular da Vara de Execuções Penais e Tribunal de Juri da Comarca de Gurupi, Ademar Alves Souza Filho.

Durante a cerimônia foi feita uma homenagem dando o nome do evento ao professor do curso, mestre Manoel Bonfim Furtado Correia, que faleceu no último dia 25. “A abertura foi diferente sem a presença do professor Bonfim, um excelente profissional que permaneceu menino até o fim”, disse emocionada a coordenadora Kadyan de Paula.

“O nosso principal objetivo é a melhoria na qualidade do ensino, possibilitando aos acadêmicos o acesso a temas relevantes em eventos como esse, assim como ofertar a pesquisa e extensão. As parcerias com órgãos que inserem os estudantes em outros espaços sempre serão bem-vindas”, afirmou a reitoraLady Sakay.

Para o presidente Sávio Barbalho, a postura da Fundação tem sido de apoiar as iniciativas que diversificam a forma de ensino. “A coordenação do curso está de parabéns pela atitude proativa de articular com as mais diversas instituições em busca de parcerias que criam espaços alternativos”, frisou Barbalho.

Em seu pronunciamento, Quintino destacou o incentivo do professor Bonfim para a realização do evento. “O mestre foi um grande incentivador dessa aula, para que ela ocorresse com aaula 3 participação dos melhores juristas brasileiros”, mencionou.

No início do evento a estudante do 5º período, Lorenna Gonçalves botelho, relatou que as palestras irão contribuir para a sua escolha da área de atuação para quando estiver inserida no mercado de trabalho. “Haverá uma discussão sobre Direito Penal, que é uma das áreas que tenho afinidade. A Aula vai enriquecer meus conhecimentos e auxiliar na minha opção. Gostei da programação e me inscrevi logo que foi feita a divulgação”, disse a acadêmica.

Palestra inicial

aula 2O vice-presidente da OAB-TO e egresso da UnirG, Rúbens Dário, abriu as palestras e abordou   “As manifestações populares e as redes sociais”.

Conforme Dário, as redes sociais tem sido alvo de discussão e se tornaram o Quinto Poder, paralela à imprensa que é considerada o Quarto Poder. “As redes sociais mostraram o seu poder nas mobilizações na Copa das Confederações, quando a grande mídia tornou-se refém das pautas feitas pelas redes sociais. Isso deve ser discutido, pois as redes sociais não têm as características de um jornalista, que estuda e tem o cuidado de ouvir as fontes de ambos os lados”, destacou o palestrante.

Ainda durante à tarde foram realizadas as palestras “A corrupção no Brasil e o papel da sociedade no seu combate”, pelo doutor em Direito e professor da Universidade Federal do Tocantins, Tarsis Barreto e “A reforma política na visão da OAB”, pelo conselheiro Nacional da OAB, Gedeon Pitaluga.

À noite ocorre a palestra “Os novos caminhos da reforma política e como construir uma carreira de sucesso”, do jurista Luiz Flávio Gomes, fundador da   rede de ensino LFG, Luiz Flávio Gomes. O juiz de Direito do Maranhão e autor da Lei da Ficha Limpa, Marlon Reis, falará sobre “Reforma Política Democrática”.