UnirG comemora superávit do balanço financeiro

27 de Fevereiro de 2015

Uma boa notícia sobre as contas da Instituição foi anunciada no início desse ano: 2014 foi considerado o mais positivo da última década pela Fundação UnirG, conforme balanço financeiro apresentado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e aos gestores dos departamentos da Instituição.

Prof. SávioEntre os anos de 2011 a 2014, a receita anual da UnirG subiu de R$ 43,5 milhões para R$ 50,9 milhões. O último ano registrou saldo positivo, com caixa de aproximadamente R$ 160 mil.

O presidente, Sávio Barbalho, assumiu a Instituição em janeiro de 2013 com um déficit de mais de R$ 4 milhões no balanço de 2012. Resgatar a credibilidade junto ao comércio, além da fragilidade fiscal que a UnirG enfrentava foram ações desafiadoras no início de sua gestão.

“Ninguém se interessava em participar das licitações, nossos impostos estavam atrasados e isso comprometia a emissão de certidões negativas. Foi necessário agirmos com rigor, eliminando vantagens indevidas, promovendo melhor distribuição das cargas horárias, reduzindo cargos, entre outras medidas que na época foram consideradas abusivas”, declarou.

Barbalho disse ainda que “o resultado comprova que as medidas adotadas funcionaram e podem continuar funcionando se todos os gestores entenderem que os recursos Gráficos 2015 2precisam ser bem aplicados. A receita é evitar apadrinhamentos e observar a lei com rigor”.

Havia um atraso nos pagamentos dos fornecedores, internatos de Medicina, progressões de servidores administrativos (2012), e de professores (2011), além das mensalidades que não eram devidamente cobradas. Além disso, existia atraso no repasse ao INSS e ao Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Gurupi (GurupiPrev), mas que hoje já está em dia.

“Desde o ingresso da gestão Laurez Moreira, o Instituto arrecadou em menos de dois anos quase R$ 20 milhões, enquanto que a gestão passada num período de 04 anos deixou apenas um saldo de R$ 13 milhões”, declarou Barbalho.

Para aprimorar a captação de recursos foram tomadas medidas para combater a inadimplência e aumentar o recebimento de mensalidades em atraso.  “Foi importante o processo de flexibilização da cobrança dos débitos dos anos de 2000 a 2012, tanto por nossa Procuradoria quanto pela empresa de cobrança. Exigir o pagamento das multas, evitar descontos indevidos, cobrar de quem Gráficos 2015 1deve favoreceu o incremento da receita. Houve ainda um avanço no campo de captação de recursos, por nossos professores, por meio dos convênios com Governo Federal”.

Com mais recursos disponíveis foi possível cumprir os compromissos com os servidores e ainda fazer investimentos. “Nos dois últimos anos servidores e professores conseguiram reajuste salarial de 12,37%, o que não ocorria desde 2010. As progressões foram incorporadas e as quantias remanescentes desde 2011 estão praticamente quitadas, no patamar de R$ 500 mil”.

Houve também investimentos na infraestrutura dos cursos, como a implantação de dois novos laboratórios de informática com aquisição de 60 computadores; criação do laboratório de Otorrinolaringologia e Oftalmologia, com investimento de R$ 110 mil; aquisição de um micro-ônibus, via convênio, no valor R$ 200 mil; ampliação do sinal da rede wi-fi, com investimento de R$ 60 mil, livros no valor de R$ 400 mil (2013) e neste ano mais R$ 800 mil, cuja licitação já se encontra em curso, entre outros.

Outro destaque foi a quitação do empréstimo com o BNDES referente à construção do campus I, realizada em dezembro, aliviando assim os cofres da UnirG de uma prestação mensal de R$ 120 mil.

Em 2011, a maior parte da receita, 82,52%, era comprometida com a folha de pagamento, ultrapassando o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Com as reformulações feitasFala Savio Barbalho na Instituição, estes gastos caíram para apenas 60,04% do orçamento, nestes últimos 02 anos de gestão.

“A redução alcançada não resultou em sacrifício de direitos dos servidores e professores. Ao contrário, a cada ano recebem o reajuste de seus salários, os quinquênios são incorporados automaticamente, bem como, as progressões, inexistindo passivo a pagar”.

Para 2015, a expectativa é concluir o campus I e fazer outras melhorias no local. A intenção é obter um novo empréstimo para finalizar a obra. Além disso, estão previstos investimentos em infraestrutura para os cursos e nos serviços prestados aos alunos.

Gráficos 2015 3“Queremos oferecer um atendimento de qualidade para acadêmicos e para a sociedade. Por isso vamos realizar concurso público para servidores administrativos, suprindo assim nossa atual deficiência quantitativa no quadro”, afirmou.

Sávio Barbalho avalia que gerir a UnirG é um desafio constante, mas que é possível obter sucesso quando todas as categorias se unem em prol de uma Instituição  mais forte e melhor. “É preciso que as pessoas compreendam que a Instituição precisa manter-se ao longo dos anos de forma sólida. Assim, todos são chamados a cumprir sua parte: os acadêmicos, a Fundação, a Reitoria, os servidores e professores, para que juntos possamos alcançar ainda mais dias melhores, reforçando o papel de referência da UnirG no Estado do Tocantins”, finalizou.