Organização administrativa prepara UnirG para grandes transformações

12 de Dezembro de 2014

Desde o início do ano, como parte do planejamento estratégico da atual gestão, ocorrem reuniões mensais entre o presidente e os gestores da Fundação UnirG. O objetivo é desenvolver uma gestão participativa, avaliar os resultados, potencializar as atividades, trocar experiências, debater as possíveis dificuldades e, em conjunto, procurar as soluções.

2014-1Como fechamento das atividades do ano, este mês os departamentos fizeram a exposição das ações realizadas em 2014. O momento foi de prestação de contas, análise das metas e revelou as diversas ações que estão construindo uma nova fase de crescimento da Instituição.

“Todas as ações permitiram concluir o ano com a receita potencializada, com superávit, ou seja, pagamentos de salário, férias e 13º garantidos para os servidores e professores. Esse resultado foi possível com um trabalho realizado com comprometimento, eficiência administrativa e zelo pelo dinheiro público”, disse o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho.

A UnirG conclui o ano reestruturada para novas ações e investimentos. Os benefícios já são notados desde 2013, quando a Instituição começou uma série de adequações importantes em sua estrutura administrativa. Vários projetos estão sendo elaborados pela Reitoria e a Fundação, com a finalidade de buscar a excelência do ensino e melhorias em todas as áreas.

Um reflexo disso é o constante aumento nas inscrições dos últimos processos seletivos. É uma clara demonstração que o principal público da Instituição, os acadêmicos e os2014-7 futuros alunos, acreditam nas mudanças administrativas adotadas pela atual gestão.

No ano que vem a UnirG se aproxima de uma nova fase: a transformação. A Instituição fecha esse ano com o planejamento 2015, com a finalidade de otimizar recursos e integrar as ações das áreas acadêmica e administrativa.

O planejamento é realizado com equipes formadas por representantes da Reitoria, Fundação, órgãos de apoio e ainda coordenadores de cursos divididos nas áreas de Educação, Exatas, Ciências Sociais Aplicadas e Saúde.

Ações

Entre as atividades realizadas em 2014 destacam-se reformas estruturais, manutenção criteriosa dos campi, qualificação de pessoal, incentivo às ações sociais e culturais, regularização dos internatos de Medicina, pagamento das progressões aos servidores e adequação das estruturas do Laboratório de Tecnologia Assistiva, entre outras ações.

2014-5Nesse ano, mais de 300 pessoas foram assistidas nas atividades da Casa de Cultura. Dentre as modalidades atendidas estão: dança e música, na Orquestra Jovem de Cordas, na Ciranda das Artes (artes plásticas e teatro), coral Tocanto e Guetu (Grupo de Teatro). O departamento promoveu diversas ações como grafite, recitais e mostras em Gurupi, região e em Palmas.

Uma das mais recentes conquistas no setor de informática foi a ampliação do sinal de internet nos campi. O sistema está sendo potencializado, passando de 12 Mega Bytes para 50 Mega Bytes.

Economia e investimento

O comparativo de gastos com energia elétrica, telefonia fixa e água, demonstra economia de mais de R$ 90 mil reais, em relação a 2013. Os resultados foram obtidos com o trabalho de todos os departamentos, juntamente com a campanha Consumo Consciente proposta e executada pela Assessoria de Comunicação.

Segundo o gestor de Almoxarifado, Thiago Henrique, em 2014 houve um aumento na aquisição de materiais de consumo, acervo bibliográfico, equipamentos, móveis e utensílios. “Como os departamentos estão mais estruturados, realizamos mais ações, atendemos a novas demandas e consequentemente houve mais investimentos”, destacou o gestor.

As mudanças resultaram em maior procura de empresas locais para concorrer aos processos licitatórios da Instituição. “Como a UnirG está realizando os pagamentos dos2014-6 fornecedores em dia, a concorrência nas licitações aumentou, consequentemente melhorando os preços das ofertas”, enfatizou a gestora do departamento de Licitação, Cristyane de Oliveira.

Inovações

No primeiro semestre desse ano foi realizado o V Congresso Científico com apoio integral da Instituição. O evento foi um sucesso e contou com cerca de 7 mil participantes.

No mesmo período, a UnirG adquiriu os detectores de metais que foram utilizados na aplicação das provas do vestibular e provas de concursos. Os servidores do setor de vigilância passaram por treinamentos tornando-se aptos na execução do trabalho.

Outro setor que recebeu apoio na realização do processo seletivo foi o da Comunicação, com investimento em marketing, contribuindo positivamente no aumento da concorrência do vestibular.

Para o presidente da Fundação, as metas também foram alcançadas devido à autonomia de gestão que o prefeito Laurez Moreira proporciona. “Isso é fruto de um trabalho sério, de engajamento de toda a equipe. Em 2015 temos muito que fazer como realizar o concurso público para o quadro administrativo. Acredito que estamos no caminho certo e queremos fazer mais pelo desenvolvimento da UnirG e da nossa região”, conclui Sávio Barbalho.

Fotos: Daniel Júnior