Trânsito é tema de ação educativa do projeto Ciranda das Artes e Lamel

17 de Novembro de 2014

Grafite 1O terceiro domingo de novembro foi reservado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) para ser o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito. Atentos ao grande número de vítimas da violência no trânsito, o projeto Ciranda das Artes realizou uma ação educativa em parceria com a Liga de Medicina Legal da UnirG (Lamel) no Colégio de Tempo Integral Costa e Silva. O trabalho ganhou destaque em uma matéria jornalística veiculada pela TV Anhanguera e canal Globo News.

Segundo a presidente da Liga Acadêmica de Medicina Legal da UnirG (Lamel), AmandaGrafite Ciranda e Lamel Cristina Campos, cerca de 80% das vítimas fatais que passam pelo Instituto Médico Legal de Gurupi, são em decorrência de acidente de trânsito.

Por isso, a Lamel desenvolveu uma ação educativa sobre o tema, com palestras, atividades educativas e, ao final, o projeto Ciranda das Artes fez um grafite com a finalidade de sensibilizar alunos, professores, e a comunidade em geral sobre a importância do tema.

“Gurupi é um das cidades da região Norte com mais acidentes em relação ao número de habitantes. Nossa proposta foi alertar a comunidade escolar e as pessoas que passam pelo local, sobre a necessidade de haver educação no trânsito”, disse Amanda.

Aluno grafite

O grafite foi desenhado durante dois dias e coordenado pelo professor de artes plásticas do Ciranda das Artes, Henrique Viegas, juntamente com alunos do projeto. Segundo ele, “o desenho e as cores transmitem uma mensagem que atrai a atenção das pessoas e levam a população a refletir sobre a seriedade do problema. É necessário educar os atuais e futuros motoristas sobre o respeito no trânsito”.

De acordo com a gestora da Casa de Cultura da UnirG, Sheyla

Viegas e Lamel Carvalho, “a parceria com a Lamel foi muito válida, pois além de estreitarmos laços com os as atividades desenvolvidas pelos acadêmicos, pudemos  levar nossos alunos para um ambiente externo onde os mesmos puderam aprender ao mesmo tempo em que expressavam seus sentimentos através da arte, e ainda desmistificando o grafite como ferramenta educacional e expressiva”.

O Ciranda das Artes é patrocinado pelas empresas Construtora Asas, Madesil, Terra Forte Atacadista e Madeireira São Judas Tadeu.

Para assistir ao vídeo da matéria jornalística da TV Anhanguera sobre o projeto clique aqui

Fotos: Sheyla Carvalho