Contador: uma carreira tão certa quanto os números

21 de Outubro de 2014

Uma das carreiras mais valorizadas atualmente é a do contador. A profissão está em alta e a empregabilidade é certa. O graduado em Ciências Contábeis é um profissional muito requisitado, podendo atuar em diversificadas áreas, com flexibilidade de horários.

1“O contador é peça chave nas empresas. O profissional entra de imediato no mercado de trabalho, adotando uma agenda de serviços que vai desde a consultoria, passando por gestão, administração, perícia e auditoria ao empresariado, dentre outras”, disse a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da UnirG, Elizabeth Vieira.

Na UnirG o curso conta com novidade, a partir desse semestre será ofertado estágio prático nas empresas. Na Instituição, desde o 1º período,DSC02984 o aluno acompanha o atendimento ao público no Escritório Modelo de Contabilidade, local onde também é ofertado estágio, do 6º ao 8º períodos.

O aluno conta ainda com laboratórios e aulas práticas. Os estudantes do 6º período têm oportunidade de criar uma empresa para que aprendam na prática a vivência do mundo dos negócios. Os alunos criaram a Lanche Quero Mais, instalada todas as noites de quartas-feiras, no campus II.

Qualificação

Ciências Contábeis da UnirG foi premiado este ano, com três estrelas no selo do Guia do Estudante (GE), uma produção da Editora Abril que indica os melhores cursos superiores do Brasil. O curso está na publicação Melhores Universidades GE Profissões Vestibular 2015, disponíveis nas bancas.

Contábeis também conquistou a recente nota 3 no Enade e devido a essa qualificação, está entre os cursos que podem oferecer o Programa de Financiamento Estudantil FIES, na Instituição.

foto egressoRafael Fernandes é recém-formado em Ciências Contábeis pela UnirG e atua na área, no Programa Agentes Locais de Inovação – ALI, do Sebrae/NA. “O programa trabalha a inovação, e dentro da minha formação profissional, sempre discuto com meus clientes, assuntos sobre finanças, como controles financeiros e indicadores econômicos de desempenho”, disse o Fernandes.

O agente relata ainda que o mercado de trabalho para os profissionais contábeis é bastante promissor. “A cada ano que passa, pelas estatísticas do Conselho Federal de Contabilidade, surgem novas empresas. Isso é sinal de que há uma crescente demanda por serviços dos profissionais do ramo”, frisou.

Mercado de trabalho

O profissional se destaca como consultor, prestando serviços de consultoria na área financeira. “Temos, por exemplo, vários profissionais queDSC00473 atuam dessa forma no Sebrae com ganhos muito bons”, disse Vieira.

O graduado em Ciências Contábeis também pode exercer cargos de gestão, na iniciativa pública ou privada, como gerentes de lojas, prestação de serviços em empresas e encarregados de departamentos em órgãos públicos, dentre outros.

Como auditor exerce atividades em empresas e auditorias independentes, além da grande quantidade de concursos públicos disponíveis na área. Já como perito, exerce prestação de serviços para o judiciário e órgãos públicos. Há ainda o profissional que se torna empresário, tendo seu próprio escritório, onde faz a contratação de profissionais da área.

“O contador acumula todas essas funções com autonomia, não depende de cumprir horário e trabalha de acordo com a sua demanda. O Céu é o limite para o contador”, destacou Vieira.

Conforme o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/TO), Célio Castro, no dia 9 de setembro deste ano, o MEC publicou que o curso de Ciências Contábeis é o 4º maior do Brasil.

“São 228 mil acadêmicos estudando no País e 500 mil profissionais registrados. E temos sim mercado para todos, pois há 7 milhões de empresas nos primeiro, segundo e terceiro setores precisando de contadores”.

srie profisses psicologiapedagogiaserie profisses farmaciaserie profissoes fisioterapia educacao fisica