Educador físico promove a qualidade de vida

17 de Outubro de 2014

Educacao Fisica LogoPromover a saúde e o bem-estar por meio de atividades corporais e a prática do exercício físico é o foco do profissional de Educação Física. Mas engana-se quem acredita que esse profissional atua somente em academias ou escolas.

Nos últimos anos, novas áreas de trabalho foram abertas e é cada vez mais comum encontrar educadores físicos oferecendo serviços de treinos personalizados, trabalhando em clubes, hospitais, parques, postos de saúde e centros de recreação, atendendo também pessoas com diferentes tipos de deficiência.

Para ser um profissional da área é necessário optar pela formação em Licenciatura e/ou Bacharelado em Educação Física. A primeira opção é direcionada paraProafe EF 2 quem deseja trabalhar como professor de esportes e atividades de cultura corporal em escolas de educação infantil, fundamental, médio e superior. Já quem quiser atuar em academias, centros esportivos e hospitais, entre outros, deve optar pelo bacharelado.

O curso de Educação Física do Centro Universitário UnirG oferece as duas modalidades e o egresso pode obter ambas as habilitações. “É recomendável que o aluno inicie pela Licenciatura, que pode ser cursada em seis semestres, e depois complemente a formação com mais um ano de estudos para obter também o diploma de bacharel”, explica a coordenadora do curso de Educação Física do Centro Universitário UnirG, Lucilene Gomes da Silva.

Proafe EF 5Profissionais qualificados para atender pessoas com deficiência são cada vez mais requisitados no mercado, e os acadêmicos de Educação Física da UnirG passarão, a partir dos próximos meses, a receber qualificação nessa área.  Será inaugurado o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), voltado para a criação de produtos (materiais didático/pedagógicos) e metodologia para atendimento de pessoas com deficiência.

“A UnirG é a primeira Instituição do Tocantins a ter uma estrutura com recursos e equipamentos inovadores voltados para o atendimento a pessoas com deficiência no campo da Educação Física. Os profissionais formados aqui terão uma formação diferenciada e muito mais qualificados a atender a um público crescente e que requer atendimento especializado”, destacou a coordenadora do curso. Os recursos são da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Formação

LOGO DA PROAFENa UnirG, o curso de Educação Física conta com qualificado corpo docente e oProafe EF 1 contato com a prática profissional já começa com os estágios, que atualmente são feitos em sete locais espalhados pela cidade, incluindo o Programa de Atividades Físicas e Esportivas (Proafe), que oferece atividades de natação, futebol society, kickboxing, karatê, dança, ginástica aeróbica/localizada, jump, hidroginástica, circuito de treinamento e avaliação física para a comunidade.

Ser professor em universidades e outras instituições de ensino superior também é uma opção para o profissional de Educação Física. Atualmente o curso da UnirG conta com seis docentes egressos da Instituição.

MireleMirele Pereira de Almeida concluiu o curso em 2012, atualmente trabalha no Colégio Estadual Tarso Dutra, em Cariri (TO) e aprova a escolha que fez. “Sou 100% satisfeita com tudo que aprendi durante os quatro anos de estudo.  É um curso que abrange uma área muito grande de oportunidades, basta estarmos qualificados para isso. Se depender do curso de Educação Física da UnirG isso não será problema, pois ele possui diversos profissionais muito bem qualificados e que repassam os  conhecimentos necessários para nos tornarmos grandes profissionais”.

Para auxiliar o acadêmico durante a sua formação, a UnirG oferece o Financiamento Estudantil (Fies) na modalidade bacharelado, e o Programa de Crédito Educativo (CrediunirG). O acadêmico também pode pleitear bolsas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Centro Universitário UnirG (Pibid) e no Programa de Atividades Físicas e Esportivas (Proafe).

Leia mais sobre a série Profissões

srie profisses psicologia pedagogia serie profisses farmacia serie profissoes fisioterapia