24º Cidadão Universitário: alimentos arrecadados são entregues para entidades beneficentes

10 de Outubro de 2014

Os mais de 3.228 kg de alimentos arrecadados durante o 24º Cidadão Universitário do Centro Universitário UnirG serão entregues a partir de hoje, 10, para entidades beneficentes de Gurupi. O repasse dos donativos começou a ser feito esta manhã na sede do Mesa Brasil, e contou com a presença de dirigentes da UnirG, Sesc, Fecomércio, DCE, além de representantes da Creche Maria Madalena, Irmã Dulce e Casa de Passagem.

Entrega de alimentos Mesa Brasil Cidadao UniversitarioDurante a entrega, o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, destacou o sucesso do projeto e o seu objetivo social. “Este ano o Cidadão Universitário foi realizado com um formato diferente, com a parceria do DCE na coordenação da gincana, mas a solidariedade não foi deixada de lado. Tivemos ótimos resultados na arrecadação de alimentos e de sangue. Para nós é uma alegria realizar essa entrega, tendo o Mesa Brasil como parceiro”, disse.

Nesta semestre a quantidade de alimentos arrecadados dobrou em relação às duas últimas edições do projeto. Inicialmente os donativos seriam entregues para a Creche Irmã Dulce, Creche Maria Madalena e Casa de Passagem, porém, devido a grande quantidade de alimentos coletados, outras entidades também serão beneficiadas: Liga Feminina de Combate ao Câncer, Associação Espírita Berçário Maria de Nazaré, Apae, Casa de Recuperação Manaim, Casa de Recuperação Valente de Davi e Sociedade São Vicente de Paula Nossa Senhora D’Abadia.

“O Mesa Brasil agradece a confiança da UnirG. Durante a gincana nós vimos o empenho dos alunos, que não buscavam apenas pontuação nas provas, mas entenderam a importância da solidariedade e mobilizaram a comunidade na coleta de donativos”, afirmou a supervisora do Mesa Brasil em Gurupi, Tatiane Melo Barreto.

Adriano Ferreira, estudante do primeiro período de Direito (noturno) também participou da entrega. “Começar a graduação participando de uma ação como esta é muito bom. Esses alimentos vãoEntrega de alimentos Mesa Brasil Cidadao Universitario1 ajudar muita gente que precisa e isso foi possível graças ao empenho de todos os alunos que participaram do Cidadão Universitário e da comunidade que ajudou”, ressaltou Ferreira.

Para a coordenadora da Casa de Passagem, Licemara Cardoso, as parcerias com a UnirG e com o Mesa Brasil são de extrema importância. “É fundamental que os universitários sejam sensíveis à ação social. Esse projeto colocou fim ao trote violento e tem levado essa consciência aos estudantes. Só temos a agradecer”, disse. Atualmente na Casa de Passagem residem 26 crianças e jovens, de 0 a 18 anos. No local são servidas cinco refeições diariamente.

Allana Schmitt, diretora de Comunicação do Diretório Central dos Estudantes (DCE), comemora os resultados. “O projeto teve um saldo positivo, com grande aumento no número de alimentos doados e e forte participação dos acadêmicos. Por isso acreditamos que o próximo Cidadão Universitário será ainda melhor”, finalizou.

Foto/ Cláudio Zunta (Ascom UnirG)