Atuação do pedagogo rompe limites da sala de aula

07 de Outubro de 2014

Pedagogia pode ser considerada a profissão que se concentra no futuro da humanidade. Não podemos ter bons engenheiros, médicos, dentistas, farmacêuticos, entre outros, se não tivermos bons professores na sua base. Ao contrário do que muitos pensam o graduado em Pedagogia pode atuar em inúmeras áreas além de ser professor.

brasão pedCom a inovação tecnológica educacional, o mercado de trabalho para esse profissional se torna cada vez mais crescente. “A bola da vez para oped3 pedagogo é atuar na Educação Inclusiva, como Intérprete de Línguas de Sinais ou como professor de Braille e de Língua Brasileira de Sinais (Libras)”, disse a Coordenadora do Curso de Pedagogia da UnirG, Sandra de Cássia Amorim Abrão.

O profissional pode atuar em assessorias de planejamento, hospitais, órgãos do governo, hotéis, colônias de férias, clubes, shoppings e em empresas, dentre outras.

Pedagogia é um curso que garante a empregabilidade. “O mercado de trabalho para o pedagogo é garantido, os acadêmicos já terminam a graduação empregados. Muitos até começam a trabalhar antes mesmo de se formar”, destacou a professora Adriana Terra.

Atuação

A Educação Ambiental também é destaque na profissão. “Nessa área o profissional trabalha, por exemplo, em ONG’s, assentamentos e empresas voltadas para o meio ambiente. Nós moramos no Portal da Amazônia Legal, que é considerada o Pulmão do Brasil e, isso é muito vantajoso para quem deseja abraçar esse mercado”, disse o coordenador de Estágio do Curso de Pedagogia, professor Audimar Dionízio.

O professor mencionou que a Pesquisa é também outra área em ascensão, podendo ministrar palestras, oficinas e seminários, e também atuar na elaboração de softwares, livros e periódicos.

Life e Prodocência

ppA UnirG conta com o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life). “Esse é o primeiro laboratório do Estado, com oferta de serviços, criação de produtos (materiais didático/pedagógicos) e metodologia para atendimento de pessoas com deficiência”, disse a professora Adriana Terra.

O investimento é com recursos aprovados em edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “O projeto fará a integração entre o Ensino Superior e a Educação Básica, envolvendo acadêmicos das áreas das licenciaturas e demais áreas, com professores e alunos da Educação Básica”, acrescentou Terra.

O curso conta ainda com recurso do Prodocência/UnirG: Formação Docente na Perspectiva da Educação Inclusiva, com ofertas de cursos e oficinas para alunos do Curso de Pedagogia, na área de Educação lnclusiva.

Quatro estrelas

O curso foi premiado com quatro estrelas no selo do Guia do Estudante (GE) 2014, uma produção da Editora Abril que indica os melhores cursos superiores do Brasil. Pedagogia da UnirG está na publicação Melhores Universidades GE Profissões Vestibular 2015, disponíveis nas bancas.

Pedagogia na UnirG é presencial com aulas de segunda a sexta (noturno) e aos sábados (pelo sistema EAD). O valor da mensalidade com o Crediunirg é R$ 210,60. O curso oferece cerca de 30 bolsas do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), onde o acadêmico atua 12 horas semanais e recebe bolsa auxílio de R$ 400,00.

O telefone da Coordenação do Curso é (63) 3612-7562.

Série Profissões - Acompanhe os cursos:

srie profisses psicologia