Psicólogo: a atuação além do divã

03 de Outubro de 2014

psicologiaA imagem do psicólogo que trabalha apenas em um consultório ouvindo o paciente deitado em um divã, já não é totalmente condizente com a prática da Psicologia na atualidade. Houve uma grande ampliação no campo de atuação desse profissional, e hoje ele também pode ser encontrado em escolas, hospitais, empresas, equipes esportivas, postos de saúde, órgãos do Poder Judiciário e ainda no Sistema Único de Assistência Social/SUAS (CRAS, CREAS e NASF).

“Onde houver ser humano, há espaço para atuação do psicólogo”, resume o coordenador do curso de Psicologia do Centro Universitário UnirG, Vinícius Lopes Marinho. Segundo ele, o acesso da população a esse serviço cresceu nos últimos anos, aumentando também o número de vagas de trabalho.

“Houve uma época em que só a elite tinha acesso aos serviços de um psicólogo. Agora a situação é bem diferente, o serviço psicológico está mais próximo da sociedade, faz parte das políticas públicas de educação e saúde, o que torna a Psicologia uma das profissões mais promissoras do futuro”, explica o coordenador.

A mudança cultural também contribuiu para a melhora desse cenário. “Havia um preconceito na sociedade, pois quem recorria ao psicólogo era visto como louco ou fraco. Aos poucos está ocorrendo a desmistificação da profissão, à medida que o profissional deixou de atuar somente nos consultórios”, afirma Marinho.

Gradativamente o Sistema Único de Saúde (SUS) e os órgãos do SUAS têm aberto novos campos de trabalho para o psicólogo. No Tocantins, por exemplo, todos os municípios tem um psicólogo atuando em um ou até dois setores da saúde ou da assistência social.

Formação

O curso de Psicologia do Centro Universitário UnirG oferece uma formação generalista, preparando o profissional para atuar em várias áreas. A partir do quarto período, o acadêmico inicia osCoordenador Psicologia estágios de observação dos contextos de atuação profissional, e do 8º ao 10º período, os estágios são no Serviço Escola de Psicologia do Centro Universitário UnirG (Sepsi), com atendimentos psicológicos sob a supervisão de professores responsáveis.

Para quem já está no mercado, a graduação em Psicologia ofereceu boas oportunidades profissionais.

Aline Rezende“Estudar Psicologia me ofereceu uma base sólida de aprendizagem. Tive acesso a professores qualificados e uma boa estrutura, o que fez com que eu conseguisse me destacar no mercado. Posso dizer que a UnirG oferece ensino de qualidade”, afirma Aline Rezende, que concluiu o curso de Psicologia na UnirG em 2010.

Atualmente, Aline é professora do curso de Psicologia, doutoranda em Psicologia Jurídica e psicóloga do Centro de Internação Provisória (Ceip-Sul), órgão da Secretaria de Defesa Social do Governo do Estado do Tocantins.

Para o próximo ano está prevista a abertura de uma nova habilitação: a Licenciatura em Psicologia, visando a formação de professores de Psicologia. Com essa habilitação, o profissional poderá atuar como docente na Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental, nível médio, técnico ou profissionalizante).

“A UnirG será a primeira instituição de ensino do Tocantins a oferecer essa modalidade. Os estudantes poderão escolher qual modalidade irão cursar, tendo também a possibilidade de sair da graduação com o diploma de bacharel e licenciado em Psicologia”.

A expectativa é de que essa modalidade seja oferecida no vestibular do segundo semestre de 2015.

Foto/arquivo pessoal