UnirG integra Conselho Municipal de Educação

10 de Junho de 2014

A nova composição do Conselho Municipal da Educação de Gurupi (Comeg), para o biênio 2014/2016, conta com a participação do Centro Universitário UnirG.

A representante da Instituição no Comeg é a assessora pedagógica da Reitoria, Cármen C. Lacerda M. Cassali. “A UnirG participa como vertente de formação de opinião e parceria com os órgãos de estudos para melhorias da gestão e qualidade em educação”, disse Cassali.

A assessora mencionou ainda que para a composição do Comeg “são indicados profissionais de todas as áreas ligadas a Educação no município, com reconhecimento na área, com indicação pelo nível de gestão e conhecimento para análise da demanda e contribuição da sociedade”.

Comeg

O Conselho é um órgão consultivo, deliberativo, normativo e fiscalizador do Sistema Municipal de Ensino.

Dentre suas atribuições, o Comeg busca definir as diretrizes curriculares para a educação infantil e ensino fundamental, nas diferentes modalidades, de acordo com a legislação e às normas nacionais e estaduais pertinentes. Além de credenciar e fiscalizar o funcionamento das instituições de ensino mantidas pela iniciativa privada que oferecem Educação Infantil, Ensino Fundamental, cursos livres e assemelhados, bem como as instituições de ensino mantidas pelo município que oferecem educação básica em qualquer das suas etapas e modalidades, dentre outras.

“Para a elaboração de seus pronunciamentos (resoluções, pareceres, e indicações) o Conselho estabelece diálogo com a sociedade local por intermédio dos representantes das entidades que o compõem e da participação nos diversos fóruns que discutem Educação no município, propondo o conhecimento da realidade e a reflexão sobre esse conhecimento numa perspectiva de construção de novos cenários para a Educação”, destacou Cassali.

A nova diretoria executiva é composta por Heline Monteiro Pinheiro (presidente), Arlenda Brasileiro Figueiredo (vice-presidente) e Lindomar Nunes Barros (secretário executivo).

Os membros foram empossados no final de maio, pelo secretário Municipal de Educação, Eurípedes Fernandes Cunha e, a próxima reunião será no dia 13 de agosto, na Câmara de Vereadores.