Congresso Científico: Acordo irá criar Parque Tecnológico de Gurupi

21 de Maio de 2014

Na noite desta quarta-feira, 21, durante a programação do 1º Encontro de Administradores do Sul do Tocantins será firmada uma parceria para a criação do Protocolo de Intenções para canalizar trabalhos relacionados à pesquisa, para criação de um Parque Tecnológico de Gurupi. O evento ocorrerá a partir das 20h, no auditório da Maskara, no centro administrativo da UnirG.

De acordo com o professor Augusto Rezende, um dos membros da comissão organizadora do V Congresso Científico do Centro Universitário UnirG, a intenção com esse protocolo é iniciar o apoio de criação do Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo.

A parceira será assinada entre a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedect), Prefeitura Municipal de Gurupi, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Sebrae e Fundação e Centro Universitário UnirG.

Rezende disse ainda que o objetivo seja discutir a criação e formação de um grupo para formação da estrutura do Sistema Municipal. “Envolverá um trabalho de base de reestruturação legal de apoio as incubadoras de empresas tanto da UFT, quanto as incubadoras da UnirG e a criação do ambiente para o Parque Tecnológico de Gurupi”, explicou o professor.

A criação do Parque Tecnológico surgiu com a proposta do projeto apresentada por Augusto Rezende numa reunião, para a criação e implantação do Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que foi denominado como InovaGurupi. A reunião foi realizada na manhã de hoje.

Participaram da discussão, o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) do campus de Gurupi, Eduardo Andrea Lemus Erasmo, o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, professores, além de representantes do Sebrae e com o secretário executivo da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, Marcos Jair e o secretário de Produção e Desenvolvimento de Gurupi, Pedro Dias.

Encontro de Administradores

O 1º Encontro de Administradores do Sul do Tocantins é promovido pelo Conselho Regional de Administração (CRA-TO) que propõe discutir sobre o “Desenvolvimento Econômico do Sul do Tocantins”.

O objetivo do Encontro é de despertar os profissionais da Administração e a sociedade em geral para a busca contínua de conhecimento a respeito da economia regional e global.

A partir das 20h, serão ministradas as palestras cujos temas abordarão sobre a  Incubadora de Empresas como Estratégia para o Desenvolvimento Regional e ainda sobre a  Inovação e Tecnologia para o Desenvolvimento Regional.

V Congresso Científico da UnriG segue até amanhã, 22, com várias atividades sendo realizadas na programação, que discutem a Ciência e Desenvolvimento Regional: Ecologia Humana no Cerrado.

Confira no endereço eletrônico toda a programação do evento: congresso2014.unirg.edu.br.