Doenças Crônicas são debatidas em Congresso na UnirG

21 de Maio de 2014

A dona de casa Maria Pereira, de 75 anos, descobriu ser portadora de diabetes em 2001 e, desde então mudou a rotina para controlar a doença. Como essa moradora de Gurupi, várias pessoas fazem parte da estatística das que possuem alguma patologia crônica. O assunto foi discutido na Plenária da Saúde, na tarde deste segundo dia do V Congresso Científico da UnirG.

palestra 1A plenária contou com palestras da doutora em Ciências da Saúde, pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Gessi Carvalho de Araujo Santos e do pós-doutor em Psicologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Sebastião Benício da Costa Neto. O presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, prestigiou o evento.

“Doenças crônicas são conhecidas a partir do diagnóstico, onde o indivíduo precisará fazer acompanhamento por toda a vida. Elas são classificadas como transmissíveis e não transmissíveis”, destacou a palestrante.

Drª Gessi Carvalho exemplificou alguns tipos mais prevalentes de doenças crônicas: “hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, câncer, insuficiência renal, dentre outras”, mencionou.

No primeiro momento do encontro, a Drª Gessi Carvalho citou dados da - Vigilância de fatores de risco e proteção parapalestra 3 doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Dentre os quais apontou como fatores de riscos: “o hábito de fumar, excesso de peso, inatividade física e consumo de bebidas alcoólicas, dentre outros”.

O Drº Benício Neto, no segundo momento da plenária abordou sobre a avaliação da qualidade de vida dos pacientes com doenças crônicas. “Apresentei ainda sobre uma pesquisa com pacientes de oncologia – câncer no pescoço, mostrando a grande incidência que no geral é relacionada ao uso do cigarro”, destacou Neto.

Plenária desta noite

A partir das 19h30 haverá a plenária de Ciências Sociais Aplicadas: Ética, Legislação e Mídias no Contexto do palestra 2Desenvolvimento Regional. Os palestrantes serão os jornalistas Maria Valéria Miranda Kurovski e Cristiano Machado e o jornalista e advogado, Armando Soares de Castro Formiga.

Currículo dos palestrantes:

Maria Valéria Miranda Kurovski - graduada em Comunicação Social / Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR). Possui especialização em Comunicação Legislativa pela Universidade do Senado Federal (DF) e Master em Gestão de Empresa de Comunicação pelo Instituto Internacional de Comunicação Social (SP). Atuou como editora, apresentadora e entrevistadora de telejornais na TV Anhanguera de Gurupi e Palmas, e como editora na TV Anhanguera de Goiânia. No Jornal do Tocantins, foi repórter correspondente e coordenadora da sucursal de Gurupi, editora de Política e Estado e editora assistente. Em Brasília, foi assessora de imprensa no Senado Federal e editora web.

Cristiano Machado - jornalista e presidente da Agência Tocantinense de Notícias (ATN). Trabalhou por sete anos como correspondente freelance do jornal Folha de S. Paulo, no interior paulista e no Tocantins. Chegou a Palmas em 2009 e na atual administração estadual esteve à frente da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário (Seagro) e da Secretaria de Planejamento e Modernização da Administração Pública (Seplan).

Prof. Armando Soares de Castro Formiga - doutorando em Ciências Jurídico-Históricas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal. Mestre em Ciências Jurídico-Históricas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal. É professor de Direito da Faculdade Católica do Tocantins, advogado, jornalista e consultor do Poder Legislativo do Tocantins, integrando a Diretoria Executiva da Fundação Rádio e Televisão da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins.

Acompanhe toda a programação do Congresso no endereço: congresso2014.unirg.edu.br.

(Fotos: Ascom/UnirG)

(Créditos: Claúdio Frascari)