Palestra com coordenador da Capes abordou formação do professor e valorização do Magistério

21 de Maio de 2014

“Vale a pena ser professor”, enfatizou o Dr. Helder Eterno da Silveira, Coordenador Geral de Programas de Valorização do Magistério da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), durante uma palestra ministrada na manhã de hoje, 21, a professores e acadêmicos. O evento foi realizado no auditório do Sesc, como parte das atividades do V Congresso Científico do Centro Universitário UnirG.

IMG 9081

A abertura da palestra foi feita pelo Pró-reitor de Graduação e Extensão do Centro Universitário UnirG, Me. Jean Carlo Ribeiro. Segundo ele, o número de professores no Brasil está reduzido diante da desvalorização da profissão, uma realidade que precisa ser revertida. “A Universidade precisa formar bem os novos professores, para que tenham condições de atender com êxito as demandas sociais. Só assim haverá o reconhecimento dessa importante profissão e mais pessoas vão optar pelo exercício da docência”.

Ao falar aos presentes, o Dr. Helder abordou a “Perspectiva da formação de professores no âmbito das ações de valorização do magistério na Capes/MEC” e ainda a relevância do ofício professor na formação de IMG 9089cidadãos. “A sociedade que termos hoje é ligada à formação dos docentes que temos hoje. Se temos um escola forte, crítica, assim também será a nossa sociedade”, destacou.

Ainda de acordo com Silveira, o professor da atualidade não deve ser um informador, mas sim um profissional que transforme informação em conhecimento. “O aluno tem várias opções de acesso a informações e o papel do professor é provocar um olhar crítico a tudo que é veiculado. O professor é um espelho para o estudante, por isso temos uma grande responsabilidade”, disse.

Pibid

Desde 2012 a UnirG participa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Capes), que contribui para o aperfeiçoamento da formação de docentes em Nível Superior e para a melhoria da qualidade da Educação Básica pública brasileira. Na UnirG, os cursos participantes são Educação Física, Letras e Pedagogia, com a concessão de dezenas de bolsas em quatro modalidades.

De acordo com o Dr. Helder, Gurupi está situada em uma região estratégica e por isso instituições parceiras como a UnirG têm papel fundamental na formação de bons professores. “O Pibid promove o melhoramento da formação do profissional e leva o aluno da graduação para as escolas sob determinadas diretrizes, dando novo sentido à formação didático-pedagógica”, afirmou.

Em Gurupi, as atividades dos subprojetos de Educação Física, Letras Português, Letras Inglês e Pedagogia são realizadas em nove escolas públicas: Centro de Ensino Médio Bom Jesus; Centro de Ensino Médio de Gurupi; Escola Municipal Antônio Lino de Sousa; Escola Municipal Domingos Barreira Amorim; Escola Municipal Gilberto Rezende; Escola Municipal José Pereira da Cruz; Escola Municipal Professor Valnir de Souza Soares; Escola Municipal Professora Ilsa Borges Vieira; Escola Municipal Vila Nova.