II Colóquio de Psicologia é realizado na UnirG

21 de Maio de 2014

Com o tema “Leituras do Sujeito Contemporâneo”, foi realizado na noite de ontem, 20, o II Colóquio de Psicologia, reunindo docentes e alunos da área da Psicologia que lotaram o auditório do Sesc. O evento é parte da programação do V Congresso Científico do Centro Universitário UnirG e teve a organização do Núcleo Tocantins da Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (Abep).

Coloquio MesaA abertura contou com a presença do presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, do reitor do Centro Universitário UnirG, Alexandre Dias, e do coordenador do curso de Psicologia, Vinícius Marinho.

Sávio Barbalho agradeceu a presença dos participantes, salientando a importância do Colóquio e do Congresso Científico. “Isto é o que sabemos de melhor: produzir e irradiar conhecimento. Estamos felizes com a receptividade do Congresso e pela contribuição do curso de Psicologia que incluiu na nossa programação discussões relevantes aos professores e acadêmicos da área”.

O reitor Alexandre Dias destacou o grande número de inscritos no Congresso Científico. “Já são mais de 2.300 inscrições pagas. Essa união entre os cursos promove um clima propício para a troca de experiências e para os próximos anos queremos que a comunidade de Gurupi também participe efetivamente desse evento”, afirmou Dias.

Para o coordenador do curso de Psicologia, Vinícius Marinho, a realização do Colóquio “é importante para compartilharmos ideias e experiências. O auditório cheio de alunos e professores Coloquio plateiamostra que vale a pena investirmos tempo e esforços para a promoção de eventos deste nível”.

Na abertura dos trabalhos da mesa-redonda, a professora Msc. Flávia Neves, vice-coordenadora do Núcleo da Abep no Tocantins, disse que “o objetivo do Colóquio é proporcionar um evento com profundidade teórica. Neste momento o curso de Psicologia da UnirG dá um grande salto ao trazer um evento deste perfil para Gurupi”.

Em seguida, a professora do Centro Universitário UnirG, Esp. Dulcimara Carvalho de Moraes, abordou o tema "As mudanças nos padrões sociais visto como fatores disfuncionais nas habilidades sociais dos sujeitos".

A partir da sua experiência na área clínica, Moraes destacou alguns dos motivos do adoecimento dos indivíduos na atualidade, entre eles a diminuição da comunicação. “Problemas na comunicação entre as pessoas tem provocado disfunções, contribuindo para a perda da solidariedade e para o aumento do individualismo e do egoísmo. O ser humano é relacional e sem a comunicação eficaz ocorre o afastamento entre os indivíduos, gerando patologias criadas pela própria sociedade”, disse a professora.

Em seguida, o Dr. Adriano Oliveira Machado, docente da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Miracema, falou sobre “O sujeito na sociedade do espetáculo”, contextualizando algumas mudanças no comportamento do ser humano em um panorama histórico e a influência dos meios de comunicação neste processo. “A partir dos anos 60 a mídia tem um papel decisivo na formação do homem. Passamos a compreender o outro e a nós mesmos a partir das imagens da TV, como se a mídia mostrasse as pessoas e a realidade como elas realmente são”, afirmou Oliveira.

Segundo o estudante do 5º período de Psicologia, Eliaquim Félix Costa, “a discussão trouxe importantes contribuições para a formação dos futuros psicólogos. Os temas abordados foram atuais, com enfoque em questões como a mídia, imagem corporal e os seus reflexos na sociedade”, afirmou o acadêmico.

O V Congresso Científico do Centro Universitário UnirG teve início ontem e segue até quinta-feira,22.