Plenária discute Promoção de Saúde no V Congresso Científico da UnirG

20 de Maio de 2014

Está sendo realizada na tarde de hoje, 20, no auditório Maskára, a primeira plenária do V Congresso Científico da UnirG. A abordagem é feita pela doutora em Ciências da Saúde, pela Universidade de Brasília (UnB), Micheline Pimentel Ribeiro Cavalcante.

IMG 8756Parte da tese de doutorado da palestrante compõe a apresentação: Análise Espacial de situações de risco - uma importante ferramenta para a promoção de saúde.

Logo na abertura a Drª Micheline Pimentel falou sobre Políticas Públicas de Saúde e destacou alguns programas de saúde, dentre o quais, o Programa de Saúde para Adolescentes, o Programa de Saúde na Escola e o Programa Nacional de Controle do Tabagismo.

Ao discorrer sobre a sazonalidade de casos de dengue de 2008 a 2010, em Palmas e ainda sobre a incidência de dengue na Capital, destacadas na pesquisa da tese, a palestrante frisou a importância da mobilização social. “A nova concepção de saúde não está voltada apenas para a doença. A mobilização deve ser focada onde houve mais casos de dengue”.

Para a acadêmica do 6º período de Psicologia da UnirG, Aldeny Noleto, a plenária está sendo muito proveitosa. “A nossa expectativa é de que o Congresso traga mais conhecimento sobre aos assuntos tratados, a importância da preservação da natureza e que também sirva de alerta para autoridades, estudantes e a todos os participantes ”, disse a acadêmica.

AtividadesIMG 8758

Ainda nessa tarde estão sendo realizadas a abertura oficial e atividades da Formação de Professores, com a Drª Maria José de Pinho, no auditório do Sesc e quatro minicursos, em salas de oficinas, também no Sesc.

Às 19h, ocorrerão 11 minicursos, sendo dez no campus II e um, no Centro de Vida Saudável. No mesmo horário Será aberto o I Encontro de Administradores do Sul do Tocantins, no auditório Maskára.

O Congresso aborda a temática Ciência e Desenvolvimento Regional: Ecologia Humana no Cerrado, e conta ainda com palestras e mesas temáticas, minicursos, Feira de Profissões, apresentação de trabalhos científicos e colóquio.