Tem início o V Congresso Científico da UnirG

20 de Maio de 2014

Na manhã de hoje, 20, foi realizada a abertura oficial do V Congresso Científico do Centro Universitário UnirG. O evento ocorreu às 09h30 na Boate Máskara e contou com a presença de autoridades local, representantes da Instituição, professores, alunos e organizadores do encontro.

mesa diretiva congressoPara compor a mesa estavam presentes o Presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, o Reitor do Centro Universitário UnirG, Alexandre Dias,  a Presidente da Comissão Organizadora do Congresso, Rise Rank, a Presidente do Congresso, Drª Karin Collier, o Presidente de Honra do Congresso Dr° Nelson Ogawa, o Vice-reitor, Victor de Oliveira, o Pró-reitor de Graduação e Extensão, Jean Carlos Ribeiro, o Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira e a Deputada Estadual, Josi Nunes.

Um vídeodocumentário produzido pelos alunos do curso de Jornalismo sobre a história dos últimos quatro Congressos Científicos foi apresentado. Houve também a exibição de um vídeo sobre Gurupi e a participação dos alunos da Orquestra Jovem de Cordas do Projeto Ciranda das Artes, formada por alunos da rede pública de ensino.

Dando início a abertura, o Reitor deu as boas vindas aos participantes e agradeceu a presença de todos. “É uma agradável surpresa termos umpublico abertura1 público recorde de inscritos. Aqui é o momento de colocarmos o conhecimento à serviço da comunidade, apresentando o impulso necessário como respostas concretas para a sociedade, por meio das pesquisas”, disse Dias.

O reitor agradeceu ainda os pesquisadores que se dispuseram em vir apresentar seus estudos à nossa região, e aos patrocinadores que também acreditaram no desafio da construção da ciência.

Já Sávio Barbalho destacou a importância da união entre as principais Instituições de Ensino Superior de Gurupi e do Governo Municipal em busca do progresso para a cidade. “Não tem como não discutirmos ciência sem focarmos nas pessoas. Por isso, queremos que UFT, IFTO e o Prefeito se unam conosco para que juntos possamos desenvolver pesquisas em nossa região para beneficiar a sociedade, com a produção de conhecimento”, declarou Barbalho.

publico palestraA presidente da Comissão Organizadora Geral do Congresso, Rise Rank, também agradeceu os colaboradores do evento, alunos, professores e patrocinadores e ressaltou a possibilidade de transformar a Instituição em uma Universidade. “Esse é o nosso papel, desenvolver pesquisas. Agradeço a todos que vestiram a camisa e acreditaram nesse grande desafio, que deixou de ser um sonho e se transformou em realidade. Percebemos que somos capazes e podemos alçar vôos em busca de nos tornarmos uma Universidade”, completou Rank.

Em seu discurso, os professores Valnir Soares, Ricardo Almeida e Eduardo Lemus foram lembrados pela presidente do Congresso, Karin Collier, por terem sidos os precursores da pesquisa em Gurupi. Destacou a importância do evento e da participação de todos para que se discuta a Ciência e Desenvolvimento Regional: Ecologia Humana no Cerrado.

“Esperamos corresponder à altura, pois é uma oportunidade para mostramos quem somos, quemalunos ifto queremos ser e que herança queremos deixar para nossos filhos. Temos 29 anos de história como tocantinense, somos exemplos do cerrado, pois nossas raízes são profundas e vigorosas e não nos abatemos tão facilmente”, finalizou Collier.

Após a abertura, a programação seguiu com a apresentação da primeira palestra do dia, sobre a Sustentabilidade e Cerrado ministrada pelo professor e diretor do Instituto do Trópico Subúmido da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Drº Altair Sales Barbosa. O professor é doutor em Arqueologia Pré-Histórica – Smith Sonian Institution National Museum Of Natural History.

O objetivo do V Congresso Científico da UnirG é discorrer sobre o aproveitamento das riquezas e as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico, social, educacional e para a saúde.

Fotos: Ascom/UnirG

Créditos: Cláudio Frascari)