Representantes da UnirG prestigiam a 1ª Semana de Museus em Gurupi

15 de Maio de 2014

Durante toda essa semana, a Secretaria Municipal de Cultura de Gurupi está realizando a 1ª Semana de Museus em Gurupi, no Centro Cultural Mauro Cunha. Na noite de ontem, 14, foi realizado o lançamento do livro Não viemos ao mundo só para comer pipoca, da escritora e professora, Nilmar Ruiz. O evento contou com a presença dos representantes da Fundação e Centro Universitário UnirG.

museus eventoAcompanhando o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, estavam o chefe de gabinete, Ronaldo Soares, a controladora da Instituição, Rúbia Caetano e o pró-reitor de graduação e extensão, Jean Carlo Ribeiro. O prefeito Laurez Moreira, a professora Nilmar Ruiz, autoridades locais e representantes das diversas áreas da cultura gurupiense também prestigiaram o evento.

A programação faz parte das comemorações da Semana Nacional de Museus (SNM) que ocorre anualmente em comemoração ao Dia Internacional de Museus, 18 de maio.

Com o tema História da Música em Gurupi, a Semana está promovendo exposições, palestras, oficinas, seminários e ações educativas, entre outrasrepresentantes unirg museu atividades.

Segundo a Secretária Municipal de Cultura, Zenaide Dias da Costa, no início desse ano foi criado o Museu Histórico Cultural Benjamim Rodrigues, reconhecido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). “Ao coletar as informações para a exposição, vimos que muitos foram os responsáveis para a construção da história de nossa cidade. Nós precisávamos de um espaço para que a população conhecesse tudo isso”.

museu evento2No Tocantins, apenas as cidades de Arraias, Porto Nacional e Palmas integravam o Guia de Informações dos Museus do Ibram. “Com o reconhecimento do Ibram, a partir de agora nosso museu é referência nacional tornando nossa história conhecida através do Guia, e assim nos unindo a mais de cinco mil museus em todo o país”, explicou Zenaide.

Para Sávio Barbalho a criação do museu é de grande importância para que a história de Gurupi não seja esquecida. “Nossa cidade estava carente de um espaço como esse, e a UnirG deve sempre participar e apoiar esse tipo de iniciativa, pois também nos preocupamos com a construção da história de Gurupi. Parabenizo a Secretaria Municipal e o Governo do Estado por também prestigiarem o evento”, afirmou o presidente da UnirG.

Hoje, às 20h, estão marcadas apresentações dos professores da UnirG, Paulo Albuquerque, Gil Correia, Lucirez Amaral e Audimar Dionízo, que também são destaques na exposição por contribuírem para o desenvolvimento cultural do município.

Lançamento do livro

museu prefeitoSegundo a escritora, Nilmar Ruiz, autora a obra Não viemos ao mundo só para comer pipoca, “o livro relata a importância das pessoas saberem administrar seus pensamentos e emoções buscando a felicidade. Vivemos numa sociedade muito violenta, com muitos conflitos e isso afeta o dia-a-dia do ser humano”.

Ruiz apresenta o método da Auto Reprogramação Humana - ARH, que defende e sugere o autocontrole e a interação saudável das pessoas com o meio em que vivem, como determinantes para a qualidade de vida e o bem estar de cada indivíduo.

“Ao longo da minha vida ouvi meu pai, que era Psicólogo, sempre me dizer que ninguém veio ao mundo apenas para comer pipoca, e isso me marcou muito. Ele dizia com isso que temos que fazer a diferença na vida, construindo nossa história na busca de sermos felizes e fazermos com que as outras pessoas também sejam”, relatou.

A realização da 1ª Semana de Museus em Gurupi é da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Museu Histórico Cultural Benjamim Rodrigues, com o apoio do Ministério da Cultura do Governo do Tocantins, UnirG entre outros órgãos.

O Museu Histórico Benjamim Rodrigues está situado na Avenida Maranhão, entre ruas 2 e 3, em Gurupi, no espaço do Centro Cultural Mauro Cunha.   A entrada é franca.

(Foto: Jeffersson Ferrari / Secom-Gurupi/TO)