UnirG firma convênio com Estado para recuperação da Sub-Bacia do Rio Gurupi

12 de Maio de 2014

O presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho e o governador do Tocantins Sandoval Cardoso, assinaram na última sexta-feira, 9, convênio para revitalização da sub-bacia do Rio Gurupi. O financiamento para a recuperação das nascentes e margens dos córregos da sub-bacia será de pouco mais de R$ 1 milhão, verba do Fundo Estadual dos Recursos Hídricos.

DSC 2352A assinatura ocorreu durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), em Palmas, com a participação do secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Tadeu. Estiveram presentes também o vice-reitor, Victor de Oliveira, a assessora técnica do órgão de apoio à Fundação UnirG – Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), responsável pelo projeto, Nelita Gonçalves Faria de Bessa e o diretor de planejamento e gestão de recursos hídricos da Samades, Aldo Araújo de Azevedo.

“O objetivo é criar o Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Santo Antônio e Santa Tereza eDSC 2371 revitalizar a Sub-bacia do Rio Gurupi (Córrego Pouso do Meio, Mutuca, Jandira e Água Franca)”, disse Bessa.

Dentre as atividades estão previstas educação ambiental com a comunidade e produção de mais de 20 mil mudas de espécies nativas para recomposição da mata ciliar nos vários trechos da sub-bacia.

Para o presidente Sávio Barbalho, o projeto reafirma o trabalho social da Instituição. “A ação desenvolverá diversas atividades de preservação e terá influência direta em diversos bairros de Gurupi”, afirmou.

Barbalho destacou ainda que está prevista a aquisição de um micro-ônibus já com a primeira parcela do financiamento, que deverá ocorrer nos próximos meses.

A ação envolverá sete municípios, além de Gurupi: Peixe, Jaú do Tocantins, Figueirópolis, Cariri do Tocantins, Alvorada, Sucupira e Talismã. O lançamento oficial será no dia 20, no V Congresso Científico da UnirG, em frente ao Centro Administrativo da Instituição.

O projeto é uma realização da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) com execução da UnirG e parcerias com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Universidade Federal do Tocantins (UFT), prefeituras municipais e organizações não governamentais.