Colóquio de Psicologia é parte da programação do V Congresso Científico da UnirG

09 de Maio de 2014

O Núcleo Tocantins da Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (Abep) promove nos dias 20 e 21 de maio, o II Colóquio Leituras do Sujeito Contemporâneo. O evento faz parte da programação do V Congresso Científico do Centro Universitário UnirG, e irá reunir estudantes e profissionais da área de Psicologia do sul do Estado.

ColóquioNo primeiro dia será realizada uma mesa redonda com a professora do Centro Universitário UnirG, Esp. Dulcimara Carvalho de Moraes, e os docentes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Dr. Adriano Oliveira Machado (campus da Miracema) e Msc. Káthia Nemeth Perez (campus de Araguaína). Na oportunidade os convidados irão abordar temas como "As mudanças nos padrões sociais visto como fatores disfuncionais nas habilidades sociais dos sujeitos", “O sujeito da sociedade do espetáculo” e ainda o “Panorama do sujeito psicológico no Tocantins” (veja a programação completa clicando aqui).

Segundo a professora Msc. Flávia Neves, vice-coordenadora do Núcleo da Abep no Tocantins, “o objetivo é discutir os desafios do homem e mulher de nossos dias, suas vicissitudes, angústias e anseios. O colóquio visa trazer olhares de diferentes ângulos teóricos sobre quais fatores têm sido decisivos na constituição do que somos, de como sentimos, pensamos e agimos”.

No dia 21, profissionais estarão reunidos em um Fórum que irá debater as demandas do ensino e formação em Psicologia, em conjunto com a diretoria da Abep/Núcleo Tocantins.

De acordo com o coordenador do curso de Psicologia, Vinícius Lopes Marinho, o Colóquio Leituras do Sujeito Contemporâneo é um espaço de diálogo que visa o fortalecimento e a expansão da Psicologia na região. O evento já foi realizado na UFT e a Abep Tocantins planeja também a realização de um terceiro encontro na Centro Universitário Luterano de Palmas (Ulbra).

V Congresso Científico

Até 17 de maio estão abertas as inscrições para o V Congresso Científico do Centro Universitário UnirG.  O investimento é de R$ 30 para acadêmicos e R$ 50 para profissionais.

Destaque Congresso CientificoO evento é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e será realizado em frente ao Centro Administrativo da Instituição (avenida Pará). A programação inclui palestras oficinas e minicursos direcionados a professores e alunos de todos os cursos.

O Congresso vai abordar o tema “Ciência e Desenvolvimento Regional: Ecologia Humana no Cerrado”, com três subtemas: Políticas públicas de saúde; Planejamento e desenvolvimento regional; e Educação.

Durante o evento também serão realizados o 1º Encontro de Administradores do Sul do Tocantins, o 7º Festival Universitário da Canção (FUC) e a Feira de Profissões.

O Congresso emitirá um certificado com horas extracurriculares conforme a participação de cada inscrito, por meio de controle de frequência em cada plenária, colóquio, encontro e minicursos.

As inscrições e podem ser feitas no site www.congresso2014.unirg.edu.br