Professor da UnirG participa de seminário sobre educação em Palmas

08 de Abril de 2014

Paulo Henrique Matos, professor do curso de Pedagogia da UnirG, estará hoje, 08, ministrando uma palestra no II Seminário do Curso de Pedagogia promovido pela Faculdade Itop. O evento ocorrerá nos dias 08 e 09, a partir das 19h, no auditório da Faculdade, em Palmas.

paulohenriqueMatos ministrará o tema Educação: Um Direito Humano. Sobre o assunto irá esclarecer a respeito da educação cidadã, os recuos da educação brasileira, além das questões dos principais problemas da educação no Tocantins.

“O Tocantins tem avançado na estrutura física, mas a carência de qualificação profissional do professor ainda é uma preocupação. Existe problema com a infraestrutura, mas não estamos entre as piores segundo a avaliação nacional, quando comparado aos estados do Maranhão, Piauí e Goiás”, declarou Matos.

Na oportunidade o professor irá lançar o livro Agroescravidão: degradação do humano e o avanço do agronegócio no Brasil contemporâneo, de sua autoria.

A palestra está prevista para iniciar às 20h e contará com a participação da mediadora a professora Elisabeth Maria Lopes Tolêdo. Além de palestras, o evento terá ainda a exposição e apresentação de banners.

O livro

A obra é resultado da dissertação de mestrado em História, Cultura e Poder, pela PUC-Goiás, realizada em 2011 e 2012 sob a orientação do professor Eduardo José Reinato. O livro  conta com pesquisa de campo no Tocantins, Pará, Maranhão e Mato Grosso. Nestes locais foram entrevistados trabalhadores escravizados, peões de trecho, gatos, fiscais do Ministério do Trabalho e agentes pastorais da Comissão Pastoral da Terra e da ONG Repórter Brasil.