UnirG recebe equipamento para pesquisa de fitoterápicos

02 de Abril de 2014

O laboratório de Farmacobotânica e Farmacognosia, do curso de Farmácia do Centro Universitário UnirG, recebeu o aparelho espectrofotômetro que será utilizado inicialmente no estudo de uma espécie vegetal do cerrado e consumida pela população como planta medicinal.

IMG 0345A pesquisa é desenvolvida em parceria entre a UnirG e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Gurupi, por meio do projeto Pesquisa e desenvolvimento de Fitoterápicos a partir do cultivo de plantas (Fitotec). O projeto conta com apoio financeiro da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti-TO).

“O aparelho é de suma importância como parte da reestruturação do curso, já que é uma pesquisa de uma suposta planta medicinal, que até hoje não foi pesquisada”, frisou o coordenador do curso de Farmácia, Anderson Villas Boas.

O projeto

O projeto é coordenado pela professora Drª Susana Cristine Siebeneichler e pela professora Juliana Holzbach e a química Emiret Otoni de Faria, ambas da UFT e conta com a participação dos professores da UnirG, Drª Karin Collier, Drº Wataro Nelson Ogawa, Me. Bruno Nunes, Me. Jaqueline Moreira Borges e Valéria Maciel.

“O projeto objetiva consolidar a pesquisa Fitoterápicos na região e demonstra a integração entre as instituições de ensino superior da região na busca de alternativas de desenvolvimento sustentável e de promoção de saúde”, destacou a professora Karin Collier.

De acordo com Collier, a primeira parte do estudo consistiu na identificação e seleção de uma planta medicinal de uso popular já foi concluída. “Agora com a chegada dos equipamentos inicia-se a fase de comprovação do seu efeito farmacológico, a determinação do índice terapêutico e as avaliações toxicológicas”, disse.

A espectrofotometria é o método de análises óptico mais usado nas investigações biológicas e físico-químicas.

Participaram da reunião de entrega do aparelho, Anderson Villas Boas, Bruno Nunes, Valéria Maciel, Juliana Holzbach e Emiret Faria.