Boquinha do Bebê é implantado em Ponte Alta do Bom Jesus-TO

01 de Abril de 2014

Ponte Alta 212Localizada a 410 Km de Gurupi, na divisa com o estado da Bahia, Ponte Alta do Bom Jesus recebeu oficialmente na manhã da última sexta-feira, 28, o programa Boquinha do Bebê, que já existe em Gurupi desde 2006. O projeto irá beneficiar mais de 100 moradores da cidade, que tem aproximadamente seis mil habitantes.

A solenidade foi realizada no Centro Comunitário Jair de Almeida Freire e contou com a presença do prefeito municipal, José Luciano Azevedo Carlos, da Drª Rise Rank, coordenadora do programa em Gurupi e da professora Alessandra Duarte, assessora institucional da Reitoria, representando a Pró-reitoria de Graduação e Extensão do Centro Universitário UnirG, além de outras autoridades, mães, crianças e agentes de saúde do Município.

Ponte Alta 134Em Ponte Alta, o programa será coordenado pela odontopediatra Drª Flávia Freire, com o apoio da Prefeitura do Município. “Quando conheci o programa, por meio da Drª Rise Rank, fiquei entusiasmada e vi que isso faltava em nossa cidade. O Boquinha vem complementar o trabalho que eu já realizava junto às comunidades da zona urbana e rural do Município, com as quais eu sempre trabalhei com prevenção e educação em saúde bucal”, ressaltou Freire. O programa irá atender 38 gestantes, 56 bebês de 0 a 12 meses e 24 pacientes especiais.

Para o prefeito municipal, José Luciano Azevedo Carlos o objetivo é promover a saúde bucal das crianças da cidade. “Ponta Alta do Bom Jesus tem um dos menores Índices de Desenvolvido Humano do Estado e o Boquinha do Bebê certamente vai contribuir para a melhora desse índice, dando o primeiro passo rumo a um futuro livre das cáries”, ressaltou.

Ponte Alta 156Segundo a Drª Rise Rank, depois de Gurupi, Ponte Alta é a primeira cidade a receber este projeto, dando o pontapé inicial para a expansão no Tocantins. “Nosso intuito é fazer com que o Boquinha do Bebê chegue às demais cidades do Estado. Temos condições de treinar profissionais para isso e promover a saúde bucal em todas as cidades tocantinenses”

Ao final do evento foram distribuídos à comunidade kits de higiene contendo escova, fio e creme dental, além de fraldinhas especiais para a limpeza das gengivas dos bebês.

O projeto

O Boquinha do Bebê é um projeto de extensão do curso de Odontologia do Centro Universitário UnirG, coordenado pela Drª Rise Rank, que visa promover a saúde bucal em crianças de 0 a 5 anos e gestantes. Entre as atividades que são realizadas estão palestras para gestantes, orientação para dieta, higiene, exame clínicos em bebês e acompanhamento da saúde bucal das crianças.

Com fotos e colaboração de Alessandra Duarte, assessora institucional da Reitoria do Centro Universitário UnirG