Docentes da UnirG participam de seminário sobre Educação em Brasília

27 de Março de 2014

Professoras do Centro Universitário UnirG vão participar na próxima semana do Seminário Nacional: Caminhos da formação docente no Mercosul. O evento é uma ação do Programa de Apoio ao Setor Educativo do Mercosul (Pasem), e será realizando entre os dias 02 e 04 de abril, em Brasília (DF).

lady1A participação das representantes da UnirG no Seminário será por meio dos projetos Life – Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores, coordenado pela professora Adriana Terra, e do Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Centro Universitário UnirG, coordenado pela professora Lady Sakay.

De acordo com a professora Lady Sakay, a oportunidade em participar do evento será pelo fato de a UnirG fazer parte dos programas ligados ao Governo Federal. “Se não fosse pela participação nos programas da Capes, conseguidos por meio de editais do Pibid e Life, não teríamos sido convidadas. Por coordenar esses programas estaremos nas discussões que antes eram abertas apenas para instituições federais”, ressaltou a coordenadora do Pibid/UnirG.

A professora Adriana Terra acrescenta ainda que participar do Seminário Nacional será uma maneira de ampliar o conhecimento na área da Educação. “Somos uma adrianaInstituição de Ensino Superior para formação de capacidades humanas. Integrar de um evento dessa grandeza nos permite obter contato com profissionais de outros países, instituir e ampliar a nossa percepção e discussão sobre a formação profissional docente, além de representar uma vantagem competitiva para UnirG”, declarou a coordenadora do Life.

O Seminário Nacional tem como objetivo principal promover o debate sobre políticas de formação docente para a integração regional no Mercosul, por meio do diálogo com os gestores e pesquisadores em educação. A ideia é refletir sobre o tema a partir das experiências e estudos realizados pelo Pasem. Tais pesquisas investigaram a melhoria da qualidade da formação docente, a normatização dos sistemas e os planos de formação inicial e continuada no Mercosul.

O Pibid visa o aperfeiçoamento da formação inicial de professores, por meio da inserção de estudantes de licenciatura em escolas públicas de educação básica. Já o Life visa selecionar propostas que tenham por objetivo a criação de laboratórios interdisciplinares de formação de educadores.

Pasem

O Pasem foi implantado com o apoio da União Européia no âmbito do Setor Educacional do Mercosul - SEM, do qual o Brasil é signatário. O Programa visa apoiar a gestão e a implantação de políticas públicas que promovam a formação e o desenvolvimento profissional docente, o reconhecimento de estudos, a aprendizagem do espanhol e do português como línguas estrangeiras, a alfabetização e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem e a consolidação de vínculos institucionais no Mercosul.

O público do evento será constituído de representantes das entidades parceiras e gestores de programas de formação docente, entre os quais os Coordenadores do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor, Coordenadores do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à docência – Pibid, Coordenadores do Programa de Apoio aos Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores – Life, coordenadores dos programas de formação continuada promovidos pelo MEC, representantes dos Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à Formação Docente – Fedap, representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime.