"Ciência e Desenvolvimento Regional" é tema do V Congresso Científico

24 de Março de 2014

O Centro Universitário UnirG retoma, após 10 anos, a realização do V Congresso Científico com a temática Ciência e Desenvolvimento Regional: Ecologia Humana no Cerrado. O evento será realizado nos dias 20, 21 e 22 de maio em uma estrutura que será montada em frente ao Centro Administrativo da Instituição, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UnirG (Propesq).

Logo Congresso CientíficoO Congresso Científico será conduzido por meio de três eixos de discussão: Saúde, Desenvolvimento Econômico e Educação. O objetivo é oferecer um momento de debates sobre questões, a partir da necessidade de refletir sobre o desenvolvimento da Região Sul do Tocantins.

Na oportunidade, espera-se reunir mais de 2.000 pessoas entre professores, pesquisadores e gestores, além dos acadêmicos dos cursos de graduação da UnirG e de outras Instituições de Ensino Superior.

De acordo com a pró-reitora da Propesq, Rise Rank, a ideia de promover uma integração dos cursos de forma interdisciplinar para debater sobre o desenvolvimento econômico e as suas implicações, “irá despertar nos acadêmicos e professores a perspectiva de novos estudos e possibilidades para o desenvolvimento de propostas e estratégias que contribuam para a melhoria da vida da população local e regional”, declarou.

Por meio de palestras, mesas temáticas, mini-cursos e espaço para apresentações de pôsteres, os participantes terão a oportunidade de conhecer estudos e trabalhos científicos. “Teremos o prazer de receber palestrantes de várias universidades do país, discutindo e apresentando as visões atuais dentro da temática”, acrescentou a pró-reitora.

Durante o evento, será realizado também, o 1º Encontro de Administradores do Sul do Tocantins, promovido pelo Conselho Estadual de Administração do Estado (CRA/TO). Palestras estão previstas para serem ministradas no Encontro, e uma delas irá apresentar a discussão sobre a infraestrutura logística, focada para a escoação de grãos da região. A proposta é a participação do Senador Blayro Maggi, um dos maiores produtores de soja do mundo, como palestrante.

E para animar às noites dos participantes do Congresso, a partir das 22h, será realizada a 7ª edição do Festival Universitário da Canção (FUC).  O Festival premia canções de compositores residentes no Tocantins, as quais poderão ser interpretadas por outro artista. Os compositores não precisam ser universitários, porém os intérpretes devem ser acadêmicos.

Para obter mais informações sobre o Congresso Científico acompanhe o site www.congresso2014.unirg.edu.br e confira toda a programação do evento.

Inscrições

Para participar do Congresso Científico o acadêmico ou profissional poderá se inscrever no site do evento, pelo endereço eletrônico: www.congresso2014.unirg.edu.br.  O custo da inscrição varia entre R$ 30 e R$ 50, e em breve estará aberta.

Já, o interessado em participar do Encontro de Administradores será necessário que seja cadastrado junto ao CRA/TO, e ainda doe um quilo de alimento não perecível no ato do cadastro.