UnirG é parceira da 1ª Conferência Regional sobre Migrações e Refúgio

24 de Março de 2014

Será realizada amanhã, 25, a partir das 07h30, a 1ª Conferência Regional sobre Migrações e Refúgio, no auditório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). O evento reunirá representantes das cidades de Gurupi e região para um debate sobre a questão migratória no Brasil.

O objetivo é reunir migrantes, profissionais envolvidos na temática migratória e refúgio para uma reflexão coletiva e para a elaboração de aportes para a construção da Política e do Plano Nacionais de Migrações e Refúgio.O evento é preparatório para a 1ª Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio (Comigrar), que será realizada de 30 de maio a 1º de junho em São Paulo-SP.

Durante a Conferência Regional, o professor da UnirG e escritor Paulo Henrique Costa Mattos, fará uma exposição sobre a questão do trabalho escravo e trabalho decente. Mattos é autor de várias obras, entre elas o livro Agroescravidão: degradação do humano e o avanço do agronegócio no Brasil contemporâneo, lançado este mês. Ao final do evento serão escolhidos os nomes que, após serem avaliados pelo Ministério da Justiça com base no perfil e na atuação junto aos grupos sociais, irão representar o Tocantins na Comigrar.

Além de Gurupi, Palmas, Araguaína e Arrais também vão sediar Conferências Regionais.O evento é aberto ao público em geral e conta com o apoio do Centro Universitário UnirG, Prefeitura de Gurupi, Secretaria Estadual de Defesa Social, IFTO e Universidade Federal do Tocantins*.

*Com informações do site www.apugssind.com.br