Professora de Educação Física concluiu mestrado pela UCB

19 de Março de 2014

A docente e egressa de Educação Física da UnirG, Laís Tonello, concluiu no último mês o mestrado pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

foto laísDesde o início desse semestre, Laís Tonello pertence ao quadro de docentes nos cursos de Educação Física e Enfermagem.

Na dissertação do mestrado em Educação Física, a professora pesquisou sobre a Influência da atividade física no controle autonômico da frequência cardíaca em mulheres com diferentes escores de depressão, sob a orientação do professor Dr. Daniel A Boullosa.

De acordo com Laís Tonello, os transtornos mentais afetam mais de 450 milhões de pessoas e estima-se que em 2030 a depressão seja a doença mais comum no mundo. “A depressão influencia de forma negativa no controle do sistema autônomo. Diante do crescimento descontrolado dessa doença e os possíveis riscos associados, alguns estudos apontam para a importância do exercício e da atividade física como forma de prevenção e tratamento da depressão”, enfatizou Tonello.

A pesquisa concluiu que o exercício físico e a atividade física habitual são importantes para o controle dos escores de depressão. “Devido à importância que exercem nas variáveis aptidão cardiorrespiratória, percentual de gordura e no índice de massa corporal, sendo que as mesmas correlacionaram com a depressão”.

Vida acadêmica

Como requisito para conclusão do mestrado, Lais escreveu o artigo The role of physical activity and heart rate variability for the control of work related stress, que discute o papel da atividade física e da variabilidade da frequência cardíaca no controle do estresse relacionado ao trabalho. O artigo foi publicado na revista internacional classificada como A1 na área de Educação Física.

A partir do segundo ano cursando o mestrado, Tonello fez diversas publicações científicas em revistas classificadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), concorreu a uma bolsa Prosup/Capes e ficou em segundo lugar, sendo contemplada com a isenção da mensalidade e passou a receber uma ajuda de custo do governo federal.

“A pesquisa é fundamental para a formação de seres mais críticos e reflexivos. Sendo assim contribui significativamente para a formação de novos profissionais independentemente da área de atuação”, destacou Tonello.

Ainda quanto acadêmica da UnirG ela se envolveu nas ações do curso, dentre os quais, publicação de artigos científicos, bolsista de iniciação científica e voluntária de projetos de extensão universitária. “Minhas perspectivas profissionais estão voltadas a desenvolver um bom trabalho na instituição, para marcar o início da minha carreira como professora, e num futuro breve fazer o doutorado”, concluiu.

Foto Divulgação: na foto, Laís (D) com os professores que fizeram parte da banca.