Acadêmicos do curso de Jornalismo participam de Aulona no Cine Sesc

28 de Fevereiro de 2014

Na última quinta-feira, 27, os acadêmicos do curso de Comunicação Social – Jornalismo se reuniram no Cine Sesc em Gurupi para assistir um filme sugerido pelo professor de filosofia, José Carlos de Freitas, como metodologia de ensino e aprendizagem na Aulona do curso, realizada uma vez por mês.

IMG 1105-1

Segundo a professora e coordenadora do curso, Catarina Muniz, o objetivo da Aulona é fazer com que os acadêmicos tenham oportunidade de estudar sobre um determinado tema, geralmente sugerido pelos professores em reunião do Conselho de Curso proporcionando aos acadêmicos um momento de debate, troca de ideias e aprendizado.

O tema Filme também tem esse propósito. Eles são subsídios para trabalhar inúmeros conteúdos, estimular debates e ampliar a percepção dos acadêmicos sobre um determinado assunto, afirma a professora Catarina.

O filme A Dúvida, escrito e dirigido por John Patrick Shanley, provocou nos alunos o debate relacionado com a apuração e a investigação dos fatos, que é essencial para a boa formação do jornalista.

De acordo com o professor José Carlos, a proposta do filme é fazer com que os acadêmicos reflitam quanto à responsabilidade no momento da apuração dos fatos.

“O filme fala sobre a objetividade. Por mais que tenhamos certeza de um fato, haverá sempre um elemento subjetivo que nos deixa na dúvidafoto ok em saber se a verdade foi realmente dita. A partir daí, vem a questão: Será que o que foi informado está certo?” indaga o professor.

A Aulona no Cine SESC, além de fazer os acadêmicos refletirem sobre o tema proposto, já tem encontro marcado para os meses de abril e maio.

O filme

O filme é passado em 1964, onde o carismático padre Flynn (Philip Seymour Hoffman) tenta acabar com os rígidos costumes da escola St. Nicholas, localizada no Bronx.

A diretora do local é a irmã Aloysius Beauvier (Meryl Streep), que acredita no poder do medo e da disciplina. A escola aceitou recentemente seu primeiro aluno negro, Donald Miller (Joseph Foster), devido às mudanças políticas da época.

Um dia a irmã James (Amy Adams) conta à diretora suas suspeitas sobre o padre Flynn, de que esteja dando atenção demais a Donald. É o suficiente para que a irmã Aloysius inicie uma cruzada moral contra o padre, tentando a qualquer custo expulsá-lo da escola.

(Texto produzido pelo acadêmico Marcelo Sousa, 6º período de Jornalismo, sob a supervisão dos professores Paulo Albuquerque e Catarina T. C. Muniz)

(Fotos: divulgação)