Residência Médica agora é realidade em Gurupi

17 de Fevereiro de 2014

O Centro Universitário UnirG inicia o ano com a oferta de cursos do Programa de Residência Médica (RM). As aulas da primeira turma de médicos residentes começam em 28 de março, no Hospital Regional de Gurupi (HRG). O programa é credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Ao todo serão seis residentes nos cursos de Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral e Ortopedia e Traumatologia.

Banner Residência MédicaO processo seletivo foi lançado no final de janeiro. Os inscritos nos cursos passarão por duas fases, sendo a prova objetiva em 22 de fevereiro, das 14h às 16h e análise curricular em 15 de março, em locais a serem divulgados.

A RM será ofertada por meio de uma bolsa do Governo Federal e os programas de treinamento em serviço serão cumpridos em regime de tempo integral e plantões, totalizando 60h semanais. A coordenação acadêmica técnico-pedagógica será do Centro Universitário UnirG e a gestão administrativa dos serviços de saúde caberá ao Hospital Regional de Gurupi/Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins e a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi.

“É uma conquista muito importante para Gurupi, consolidando o município como um Polo de Saúde, sendo referência tanto na região sul como em todo o Estado”, destacou o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira.

Para o reitor Alexandre Dias, a Residência Médica fortalecerá também o curso de Medicina, permitindo com que o egresso da Instituição fique aqui na região, que é carente de determinadas áreas.

“Nesse contexto, ganha tanto os acadêmicos, quanto os preceptores que estarão bem mais capacitados para trabalhar, assim como a cidade que passa a se posicionar melhor no eixo da Medicina no Estado, e a população que será mais bem atendida”, destacou o reitor.

Capacitação para preceptores

Conforme o coordenador do curso de Medicina, Marcos Renato Herrera, a realização da RM conta com o conhecimento e dedicação do corpo docente e clínico. “Já está sendo providenciado o curso de capacitação para os preceptores, que são os responsáveis na área médica, pela supervisão, orientação, acompanhamento e desenvolvimento dos médicos residentes”, afirmou Herrera.

O coordenador mencionou ainda a importância de profissionalizar os estudantes da Instituição: “A maior parte dos médicos formados no sul e sudeste do país não querem vir para o norte, por causa das limitações no trabalho. Por isso, devemos formar nossos profissionais e estamos empenhados nesse propósito”.

De acordo com o coordenador de estágio de Medicina, da UnirG, Heinhard Langer, o curso de Cirurgia Geral será desenvolvido em dois anos. Já os cursos de Ginecologia e Obstetrícia e de Ortopedia e Traumatologia, em três anos. “A pretensão é de posteriormente abrir novas vagas para outras especialidades”, disse Langer.

Aulas

As atividades práticas e teóricas serão realizadas no HRG, que dispõe de sete salas cirúrgicas, sendo quatro no Centro Cirúrgico Geral e três no Centro Obstétrico.

De acordo com a estimativa de atendimento geral feita pelo HRG, em novembro e dezembro de 2013 e janeiro deste ano, são mais de 4 mil procedimentos mensais contabilizados.

No período foram realizados em torno de 80 procedimentos mensais na área de Cirurgia, cerca de 100 em Ortopedia e Traumatologia, mais de 120 em Urgência/ Emergência e 90 em Eletivas (quando não se reveste das características de urgência ou emergência). Quanto aos partos normais, cerca de 60 e cesáreos de 70 a 80 por mês.