FUC revela o vencedor da sexta edição

08 de Dezembro de 2013

Na última noite de apresentações, ontem, 07, foi à vez do público conhecer o ganhador da 6ª edição do Festival Universitário da Canção (FUC). O estudante de Agronomia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Gurupi, Gabriel Primo, levou o prêmio de R$ 3.000 interpretando a música de sua autoria, "Saudação ao Sol". O evento foi realizado no anfiteatro da parceira do evento a UFT, em Gurupi.

VENCEDOR FUC 6Todos os três premiados são alunos da UFT. Conquistando o segundo lugar, o acadêmico Rangel Brito, campus Tocantinópolis, recebeu R$ 2.000 com a canção "Não quero te perder", composição própria. Além do prêmio, Rangel conquistou também o público e levou o troféu de música mais popular, escolhida pelo público. Em terceiro lugar ficou Guido Jargões, de Porto Nacional, com a canção de sua autoria, "Justa Justiça". Guido faturou R$ 1.000.

A comissão de jurados foi composta por Moisés Ribeiro, professor de música e regente do Coral Tocanto da Casa de Cultura da UnirG e professor de música no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), pelo Curso de Licenciatura em Artes Cênicas; Lina Maria da Silva Concesso, professora de música no IFTO e Genivan Ribeiro Dias,  músico instrumentista da banda do 4º BPM de Gurupi desde 1989 e professor de música.

Lina Concesso afirmou ter ficado encantada com os talentos apresentados. “Sempre é muito bom mostrar a cultura para as pessoas por meio da música, que contamina a todos. Fiquei surpresa com as letras e as melodias, o que significa que o nível das apresentações foi elevado. Foi uma escolha muito difícil”, relatou.

FUC

Durante os três dias de apresentações, 16 candidatos foram selecionados entre os 35 inscritos. As apresentações foram divididas e no primeiro dia, oito se apresentaram e no segundo dia, as demais. Destas, dez foram escolhidas pelos jurados para retornarem ao palco na noite de ontem, 07, e três delas serem as premiadas.

Os participantes são acadêmicos das cidades de Palmas, Gurupi, Tocantinópolis, Arraias e Porto Nacional.

Para o vice-reitor da UnirG, Victor de Oliveira, as Instituições de Ensino  Superior não devem oferecer apenas pesquisa, extensão e graduação, mas também devem promover a cultura. “O FUC é a oportunidade de mostrarmos os talentos da nossa Casa e expor os nossos alunos que têm o dom nessa área. A parceria com a UFT foi excelente, pois além de abrilhantar o Festival possibilitou que um número maior de inscritos estivesse envolvido”, afirmou.

Dois candidatos da UnirG estiveram na final, os estudantes de Medicina Amanda de Melo e João Batista Araújo de Baima Júnior. “Diante do sucesso, espero que nos próximos Festivais a gente consiga envolver ainda mais estudantes. É com grande orgulho que vemos os nossos acadêmicos numa final”, finalizou o vice-reitor.

O FUC é promovido pela Fundação UnirG e nesta sexta edição além da parceria  com a UFT comemorando seus 10 anos em Gurupi, tem o apoio da Prefeitura Municipal de Gurupi. A ideia das Instituições em realizar o Festival é de fomentar a produção e difusão musical no âmbito universitário do Tocantins.

(Foto: Gabriel Primo, da UFT/Gurupi, com seu talento encatou os jurados e levou o prêmio de primeiro lugar no FUC)