Acadêmicos da UnirG soltam a voz na primeira noite do FUC

06 de Dezembro de 2013

A abertura do Festival Universitário da Canção (FUC) foi realizada na noite de ontem, 05. Dentre os oito candidatos que se apresentaram, estavam os acadêmicos de Medicina da UnirG, Amanda de Melo e João Batista Araújo de Baima Júnior, que encantaram o público com as atuações.

fuc 2Amanda de Melo interpretou a sua própria composição, a música Receita de Samba. Já João Batista de Baima, cantou Acalento. A acadêmica da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Gurupi, Marta Rabbity, apresentou A rainha e o rei; o estudante do Instituto Federal do Tocantins, campus de Gurupi, Silon Santos, interpretou Cantador; Sheyla Marinho, Do IFTO de Gurupi, cantou Cenário Perfeito, Higor Sousa, da UFT de Gurupi, cantou Diferenças; Géssika Monteiro, da UFT de Gurupi, apresentou Não Desista; Lucas Alencar e banda Olho Grego, da UFT de Gurupi, cantaram Súplicas.

O festival continua na noite de hoje, 06. Os participantes são acadêmicos das cidades de Palmas, Gurupi, Tocantinópolis, Arraias e Porto Nacional.

Estiveram na abertura do evento o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, o diretor da UFT de Gurupi, Eduardo Andrea Lemus Erasmo, o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, a deputada Josi Nunes, a diretora cultural da UFT, Luana Nunes, e a secretária municipal defuc Cultura, Zenáide Dias da Costa.

Para o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, Gurupi, apesar de ser um polo universitário, é carente de eventos desta natureza. “É de extrema importância incentivar as mais diversas manifestações culturais na comunidade acadêmica, como a música, dança e teatro, entre outras. É uma maneira de canalizar as energias da juventude em eventos culturais, energia essa que, muitas vezes é desperdiçada em mesa de bar”, destacou Sávio Barbalho.

A final do FUC será no sábado, 07, quando as 10 melhores canções escolhidas pelos jurados novamente se apresentarão para concorrer  prêmios.

O vencedor será premiado com R$ 3.000, o segundo receberá R$ 2.000 e o terceiro lugar R$ 1.000. Já a canção escolhida pelo público e o melhor intérprete serão premiadas com troféu.

Jurados

A comissão de jurados é composta por: Moisés Ribeiro, professor de música e regente do Coral Tocanto da Casa de Cultura da UnirG e professor de música no IFTO, pelo Curso de Licenciatura em Artes Cênicas; Lina Maria da Silva Concesso, professora de música no Instituto Tecnológico do Tocantins e Genivan Ribeiro Dias,  músico instrumentista da banda do 4º BPM de Gurupi desde 1989 e professor de música.

fuc 3O FUC é promovido pela Fundação UnirG e nesta sexta edição além da parceria  com a UFT comemorando seus 10 anos em Gurupi, tem o apoio da Prefeitura Municipal de Gurupi. A ideia das Instituições em realizar o Festival é de fomentar a produção e difusão musical no âmbito universitário do Tocantins.

O evento está sendo realizado às 21h, no anfiteatro da parceira do evento a Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Gurupi.

Na foto, ao lado, a deputada Josi Nunes, o prefeito Laurez Moreira e o presidente da UnirG, Sávio Barbalho, com os acadêmicos da UnirG, João Batista e Amanda de Melo

Canções selecionadas para a segunda noite do FUC:

Justa Justiça - Guido Jargões , UFT de Porto Nacional

Mais que palavras quero ao seu lado – Gissely Batista, UFT de Gurupi