UnirG é selecionada em programa de incentivo à formação de educadores

21 de Novembro de 2013

O Centro Universitário UnirG foi selecionado, no bloco de projetos no ranking geral de classificação, para receber ajuda de custo do Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (Life), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).  Dos 50 projetos classificados, a UnirG foi escolhida entre os 20 que serão contemplados pelo Programa com recursos destinados a formação de docentes.

Os recursos de custeio e de capital servirão para a aquisição de bens e materiais permanentes, destinados à criação de laboratórios interdisciplinares de formação de educadores, visando transformá-los em espaços interdisciplinares que proporcionem o atendimento das necessidades de formação de diferentes cursos de licenciaturas implantados nas Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes).

De acordo com a coordenadora institucional do projeto, a professora Ma. Adriana Terra, a proposta apresentada pela UnirG envolve todos os alunos e professores dos três cursos da área da educação: Educação Física, Letras e Pedagogia. Além da Adriana Terra, o  projeto conta ainda com a parceria das professoras da UnirG, Sandra de Cássia Amorim Abrão  e Lucilene da Silva Gomes.

“A aprovação deste projeto representa dupla oportunidade: captação de recursos financeiros para aquisição de materiais e equipamentos e implementação de sistema de formação profissional integrado. A perspectiva é que o Laboratório de Tecnologia Assistiva da UnirG seja referência na região pela oferta de: produtos, serviços e processos metodológicos em Educação Inclusiva”, ressaltou Adriana Terra.

O apoio capital a ser repassado a UnirG pela Capes será de aproximadamente R$ 460.000 e permitirá a implantação do Laboratório de Tecnologia Assistiva com dois ambientes: tecnologia digital e outro de produção de material didático-pedagógico. Ambos serão direcionados à formação de professores para o atendimento de alunos com algum tipo de deficiência.

Life

O Programa visa selecionar propostas que tenham por objetivo a criação de laboratórios interdisciplinares de formação de educadores. Os laboratórios constituem espaços de uso comum das licenciaturas nas dependências de Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes), destinados a promover a interação entre diferentes cursos de formação de professores, de modo a incentivar o desenvolvimento de metodologias voltadas para: Inovação das práticas pedagógicas; Formação de caráter interdisciplinar a estudantes de licenciatura; Elaboração de materiais didáticos de caráter interdisciplinar; Uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC's) e Articulação entre os programas da Capes relacionados à educação básica.

O cronograma das ações previstas no projeto inclui: mesa redonda, palestras, oficinas que inicia em janeiro de 2014 e se estende até janeiro de 2015, consolidando uma complexa atividade que pretende potencializar a formação docente na perspectiva interdisciplinar. A ideia é dinamizar abordagens e práticas pedagógicas transformadoras da realidade educacional em relação a inclusão escolar de pessoas com deficiência. (*)

O resultado da seleção pode ser visto no endereço eletrônico: www.capes.gov.br.

(Com informações do site: www.capes.gov.br.)*